Gripe: Cascavel atinge 88,52% de imunização e lidera cobertura vacinal entre principais cidades do Estado

A cobertura vacinal contra a influenza em Cascavel atingiu hoje (10) 88,52% de imunização, percentual que coloca o Município em primeiro lugar entre os mais populosos do Paraná. Boletim semanal divulgado pelo PMI (Programa Municipal de Imunização), com base em relatório gerado pelo SIPNI, aponta que a Secretaria Municipal de Saúde vacinou, em um mês de campanha, 84.869 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, aproximando-se da meta de aplicar as 95.878 doses inicialmente previstas 15 dias antes do encerramento da campanha, que segue até o dia 31 de maio. Para atingir 90%, são necessárias mais 1.425 doses.

Cidades como Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhas atingiram cerca de 50% da meta; a capital do Estado está com 34,32% de cobertura até o momento. Em Guarapuava, o índice chega a 61,64% de imunização, conforme o relatório do SIPNI.



"Estamos muito satisfeitos com este resultado e com a sensação de dever cumprido", comemora a coordenadora do PMI, Cristina Carnaval, para quem "nesta segunda etapa da campanha as pessoas entenderam a necessidade da vacinação, pois na primeira praticamente houve frustração nos resultados". Ela explica que, para toda doença, a melhor forma de prevenção é a vacina e, no caso desta Cepa para Influenza 2019, dependendo do organismo a ação de proteção pode levar de uma a duas semanas. "Já podemos afirmar, com segurança, que a maioria das pessoas que receberam a dose estão protegidas. Orientamos que quem faz parte dos grupos prioritários e ainda não procurou uma unidade de saúde, que o faça o quanto antes", complementou.

Em Cascavel, o grupo de idosos lidera a procura, com 112,29% de cobertura, seguido pelo dos professores (92,34%) e das crianças (81,15%). O grupo com menor adesão ainda é o das gestantes (70,05%).

Sem vacinação neste sábado
Devido ao sucesso da campanha, não serão mais abertas as unidades de saúde e o PMI para vacina contra a gripe aos sábados.

Pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que ainda não receberam a dose devem procurar uma unidade de saúde de segunda a sexta-feira, no horário das 7 às 19 horas, inclusive no horário do almoço. A campanha segue até o dia 31 de maio.

Quem pode receber a vacina
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

- Gestantes e puérperas;

- Pessoas com 60 anos ou mais de idade;

- Trabalhadores da saúde;

- Professores das escolas públicas e privadas;

- Povos indígenas;

- Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

- População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.