“Dia de ir de Bike ao Trabalho”: Cascavel está se adaptando a esse novo estilo de vida

Foto: Wallhere
Inspirado no “Bike To Work Day”, criado em 1956 nos Estados Unidos e disseminado mundo afora, o “Dia de Ir de Bike ao Trabalho” é uma data comemorada no Brasil na segunda sexta-feira de maio, reservada para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Apesar de existir um dia específico para esse estímulo, em Cascavel é fácil perceber que as bikes estão tomando conta do cotidiano dos moradores.

Numa voltinha rápida pela cidade, fica nítido o aumento da quantidade de pessoas se deslocando de bicicleta. Cascavel, a exemplo de outros municípios que também estão nessa mesma “vibe”, viu, nos últimos anos, muitos moradores mudarem de estilo de vida, incluindo a bike na rotina, seja como meio de transporte para o trabalho ou como ferramenta para melhorar a saúde e qualidade de vida. E para acompanhar esse novo ritmo, os ambientes também precisaram se adaptar: a cidade tem mais ciclovias e mais regras de circulação para boa convivência do ciclista no trânsito.

A estudante de Educação Física, Débora Heringer, sempre andou de bicicleta, mas nunca havia adotado a bike 100% como meio de transporte. Neste ano, ela resolveu encarar o desafio de se locomover assim e a decisão tem gerado muitos reflexos positivos. “Me sinto muito mais disposta, minha respiração, meu condicionamento físico e meu humor melhoraram muito”, conta Débora. Para ela, a cidade está se preparando para dar melhores condições de mobilidade para os ciclistas, porém ainda há muito desrespeito ao espaço da bicicleta no trânsito.

O que também prejudica a vida de quem adota a “magrela” como meio de locomoção é a falta de locais para estacionar a bike. Pensando nesse público crescente, o Cascavel JL Shopping implantou um estacionamento de bicicletas em frente ao prédio do mall: um incentivo para que os clientes utilizem as bikes quando forem passear, comer e fazer compras e, por consequência, ajudem a diminuir a poluição. O bicicletário pode ser usado de forma gratuita e tem capacidade para 36 bicicletas. A recomendação é que sejam utilizados cadeados e correntes e o shopping não se responsabiliza por roubos ou furtos no local. “Quanto mais a vida de um ciclista for facilitada, quanto mais uma cidade estiver preparada para esse público, mais pessoas podem ser motivadas ao uso da bicicleta para seu meio de transporte”, comenta Débora.


Via: Redação/Assessoria Cascavel JL Shopping - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.