Meio Ambiente inicia instalação de lixeiras subterrâneas no Centro da cidade

A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou hoje (30) mais uma etapa do Programa Cidade Limpa, com a instalação de lixeiras subterrâneas na área do antigo Calçadão. Neste primeiro momento serão instalados quatro conjuntos com dois contêineres de mil litros cada, ao custo de R$ 84,5 mil cada. O primeiro fica na esquina da Brasil com a Rua Carlos Gomes; os demais serão instalados na Rua Carlos de Carvalho com Avenida Brasil; um ao lado da Estação Central e o outro em frente ao Hotel Copa Verdes.

De acordo com o engenheiro químico da Secretaria de Meio Ambiente, Elmo Rowe Júnior, os contentores soterrados são lixeiras subterrâneas com a maior tecnologia do mercado nacional. Os equipamentos são ideais para lugares com grande movimentação de pessoas e "evitam que elas tenham contato ou manuseiem o lixo ali depositado. É comum vermos nos contêineres tradicionais, pessoas revirando o lixo em busca de materiais recicláveis, chorume , que é o líquido produzido pela decomposição do lixo escorrendo pelas calçadas e, com este sistema, nada disso vai acontecer", detalhou.

Para a instalação do primeiro conjunto de lixeiras subterrâneas foi colocada uma caixa de concreto no subsolo no início da tarde de hoje. Posteriormente será feita a instalação de uma estrutura metálica com elevador, colocada a boca da lixeira e, por último, serão feitos testes com os caminhões coletores para se averiguar o funcionamento do sistema. "Para fazer a coleta o caminhão terá uma adaptação hidráulica; ele chega, estaciona, com uma tomada hidráulica, faz o elevador subir e os coletores terão acesso aos contêineres. Eles fazem o tombamento de carga traseira do lixo, devolvem o contêiner vazio e baixam o elevador. A coleta continua a mesma, com a diferença que tem este elevador que faz o trabalho no meio do caminho", explicou Elmo.

De acordo com ele, os contentores soterrados oferecem à população benefícios que vão além do armazenamento subterrâneo dos resíduos. Os equipamentos eliminam o contato com a população, chuva e animais; a operação é simples e segura, preserva a beleza dos locais onde são instalados, ocupa pouco espaço externo, é prático e preserva o meio ambiente. "O sistema vai aumentar a capacidade de coleta de volume destes locais para atender a demanda do Calçadão", acrescentou.

A instalação das lixeiras demandará pelo menos uma semana de trabalho. Os contêineres da Estação Central e do Copas Verdes serão instalados de madrugada, para que não haja interferências no trânsito. A previsão é de atender todo o calçadão com a instalação destes contentores. Para isso devem ser adquiridos mais dois conjuntos após a instalação dos atuais.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.