Esporte e lazer: mais saúde e qualidade de vida para todas as idades

O Governo Municipal de Cascavel tem investido no esporte e lazer como instrumentos para melhorar a qualidade de vida da população, seguindo a determinação do prefeito Leonaldo Paranhos de abrir e colocar toda estrutura municipal a serviço da população. Os programas e projetos oferecidos nas praças esportivas da cidade têm beneficiado milhares de pessoas de todas as idades. Além de promover a prática esportiva em todas as faixas etárias, a Secretaria Municipal de Cultura e Esportes também tem grande quantidade de atletas de rendimento em treinamento na cidade. São quase mil pessoas que se dedicam diariamente à prática esportiva. "Conseguimos avançar muito na valorização dos atletas, professores e treinadores com o programa Esporte em Ação, que presta apoio aos praticantes dos esportes de base de Cascavel", disse o diretor de Esportes, Cleber Fonseca.

Com os investimentos feitos e a entrega do Ecopark do bairro Morumbi, a Secesp (Secretaria de Cultura e Esportes de Cascavel) tem registrado um número cada vez maior de pessoas praticando alguma das atividades esportivas oferecidas naquela praça. Tanto no Morumbi quanto no Interlagos, o Programa Vida Saudável oferece atividades a pessoas de todas as idades em oito encontros semanais. No Ecopark Morumbi, são 350 pessoas que praticam o futsal, vôlei, Ginástica rítmica, Hip-Hop e ginástica funcional. O atendimento é feito de segunda a sexta feira das 08h às 17h.

"Atividade física é sinônimo de saúde e de vitalidade em todas as idades, por isso, a gestão do prefeito Paranhos investe em ações, programas e na conservação de espaços esportivos que assegurem à comunidade manter bons hábitos, além de incentivar o esporte de rendimento em diferentes modalidades", disse Fonseca, completando que "o Programa Vida Saudável, não visa apenas a prática esportiva mas, também repassar informações e ressaltar a importância da prevenção de doenças causas pelo sedentarismo, projetando e criando novos hábitos que, incorporados ao dia a dia das pessoas, contribuem para uma vida sem tantos riscos".

O Ecopark Morumbi possui mais de 91 mil metros quadrados para que a população possa usufruir de lazer, descanso, convívio e cuidar da saúde, beneficiando pelo menos 60 mil pessoas. Para a prática de atividades física o parque conta com uma pista de caminhada de 4.667,33m² e uma ciclovia de 2.951,89m², além de duas canchas de vôlei de areia, um miniginásio, um conjunto de academia API e ATI e bicicletário.

Terceira Idade e Interior

Para a terceira idade, o Município oferece atividades físicas nos Bairros Cascavel Velho, Floresta e Interlagos. Duas vezes por semana, 250 pessoas se encontram para a prática esportiva. No Interior do Município, o esporte também é levado à sério. A oferta de atividades e práticas esportivas já é realidade nos Distritos de Sede Alvorada e Rio do Salto, com o programa "Esporte no Interior".

Em Sede Alvorada, 150 pessoas praticam futsal e ginástica. E ainda este mês, a Secesp  inicia no Rio do Salto, a escola de futebol, às quintas-feiras e sábados às 14h.

Nosso Olímpico

Outro programa que caiu no gosto da população, principalmente para os moradores dos bairros Esmeralda, Santo Onofre e Santa Cruz, é o Programa Nosso Olímpico. Inaugurado em 1982, o Estádio Olímpico regional de Cascavel, passava boa parte do tempo fechado, mas com a criação do programa na gestão Paranhos, o espaço esportivo foi aberto para a população em maio de 2018.

Por iniciativa do prefeito Leonaldo Paranhos, o Projeto "Nosso Olímpico", abriu o estádio à toda comunidade de Cascavel. O programa levou vida à estrutura e está proporcionando maior qualidade de vida a cerca de 500 pessoas que usam a academia de musculação, a pista e toda a estrutura física do Estádio Olímpico para fazer atividades como a caminhada assistida e ginástica funcional.

Na academia, que conta com aparelhos novos cerca de 250 pessoas, entre 18 e 65 anos, são atendidas gratuitamente por educadores físicos e estagiários da Secesp.  O Nosso Olímpico está aberto à população de segunda a sexta feira, das 14 às 16h, com atividade desenvolvidas em parceria com a Univel, e das 17h30 às 20h, com servidores municipais nas atividades de caminhada orientada e academia.

A Secretaria de Cultura e Esportes disponibiliza ainda a Academia de Musculação, com 17 aparelhos, duas esteiras, três bicicletas e um banco multiuso com atendimento em diversos horários e dias da semana, oferecendo a estrutura adequada e acompanhamento profissional necessário para conduzir um programa de exercícios e de treinamento físico, devidamente orientados e planejados. Na academia do Centro Esportivo Ciro Nardi, 130 pessoas são atendidas por dia de segunda à sexta feira.

Piscinas

Outros espaços bastante concorridos na área esportiva de Cascavel são as piscinas. No Ciro Nardi, 1,4 mil pessoas são atendidas de terça à sexta feira e mais 800 pessoas na piscina do Parque Tarquínio fazem natação e hidroginástica. Já na Zona Norte, mais 800 vagas serão abertas com a entrega das obras da piscina ainda neste primeiro semestre.


Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.