Apae de Cascavel recebe terreno e 12 servidores cedidos pela Prefeitura Municipal

"A Apae  presta um serviço imensurável para a Prefeitura e para a sociedade. Imagina se nós não tivéssemos a Apae e a Prefeitura tivesse que fazer este trabalho? É uma entidade que agrega empresários, voluntários e profissionais e que atende uma parcela da população extremamente especial. A gente tem que facilitar as parceiras entre a Prefeitura e outras entidades legais para que a Apae possa ter o grande benefício de cada vez mais ampliar os seus serviços". A afirmação foi feita pelo prefeito Leonaldo Paranhos, durante solenidade de comemoração dos 48 anos da Escola, realizada na manhã de hoje (17), quando o prefeito autorizou o Município a permutar um imóvel urbano com a entidade, através da sanção da Lei nº 6.974 de 11 de abril de 2019.

Os dois lotes do Município que foram permutados por uma área de 1.032,30 m² da Apae, no Loteamento Tropical, estão localizados na área onde já funciona a instituição, na Rua Manaus, por meio de cedência por 20 anos. Com a lei, a Apae conquista o espaço em definitivo e poderá construir, na antiga área da equoterapia, o novo centro de saúde da instituição que terá entrada pela Rua Guaíra, além de acesso pela área interna. O projeto está pronto e, com 2,4 mil m², possibilitará ampliar os atuais 4,4 mil atendimentos mensais.

"Disponibilizar o terreno que vai possibilitar a construção do complexo de saúde é dar a Apae e, por consequência à população, conforto e humanização de mais uma grande obra e um grande investimento", disse o prefeito Paranhos  que, além da sanção da lei, também assinou o termo de cooperação 005/2019, que  renova por mais um ano a cedência de doze servidores municipais para atuar na Apae.

Para o presidente da Apae, Evilásio Schimidt, esta parceria é extremamente importante, fundamental e indispensável: "Sem o Poder Público nós teríamos serias dificuldades de viabilizar questões. O Poder Público tem sido muito parceiro da Apae e nos ajuda, através das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, além do próprio prefeito e do Poder Legislativo, porque esta permuta dependia muito dos vereadores e isso vai nos permitir construir o Centro de Saúde tão sonhado e  desejado por todos  da comunidade apaeana".

Ainda de acordo com Schimidt a obra está orçada em mais de R$ 4 milhões. "É um montante significativo principalmente para a nossa instituição. E queremos iniciar o quanto antes. Precisamos entregar a obra para o uso das pessoas que utilizam o serviço da saúde", completou.

O presidente da Apae informou também que a instituição  possui apenas 60% dos recursos  para a edificação do prédio. E a escola precisa da ajuda da comunidade para continuar com a execução do projeto. Uma das formas de ajudar é com o "Nota Paraná". Desde que o programa foi iniciado a Apae de Cascavel vem recebendo os repasses e guardando o dinheiro em uma conta específica para a Construção do Complexo de Saúde.

Também participaram da solenidade o deputado estadual Coronel Lee, o presidente da Câmara de Cascavel, Alécio Espínola, e o vereador Misael Junior.

Números da Apae
Atualmente, a Apae de Cascavel tem 220 funcionários, orçamento de R$ 5 milhões mensais , dos quais cerca de 50% vem dos convênios com o Município, Estado e União e o restante é a participação da sociedade. A escola atende 476 alunos matriculados na educação infantil, fundamental e EJA (Ensino para Jovens e Adultos), Na área da saúde são 4.440 atendimentos/mês . Algumas pessoas podem ter até cinco tipos de atendimentos entre fisioterapia, Terapia Ocupacional, equoterapia e fonoaudiologia, entre outros. Na área de assistência social, são cerca de mil famílias atendidas pelos programas da entidade.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.