Acic Mais apresenta soluções ao avanço de empresas

Cerca de 350 pessoas participaram na noite de terça-feira, no Auditório Cascavel, do lançamento oficial do Acic Mais, um conjunto de workshops que detalhou temas pertinentes à atualidade das empresas. Os empreendedores tiveram acesso a informações e a soluções disponibilizadas pela Acic que podem contribuir para fortalecer e alavancar os seus negócios. O evento inclui a programação oficial em comemoração aos 59 anos de fundação da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, que foi criada em 4 de abril de 1960.

O primeiro dos quatro workshops foi com a consultora e professora Olga Tschá, com o tema Como preparar sua empresa para crescer em 2019? Olga citou a importância de elementos como força de vontade, atitude e decisão de sair da zona de conforto como aspectos fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. “Ser proativo é decisivo principalmente em uma época de consumidor exigente e que tem uma enormidade de facilidades na palma da mão”. Acompanhar os avanços da era digital é um desafio, mas não há como fugir ou se isolar dela, alertou Olga.

O planejamento estratégico assume condição de aliado indispensável de qualquer empresa. “É ele quem a guia pelo caminho do crescimento e que também ajudará na busca por um nicho de mercado”. Olga citou cinco passos para a elaboração do PE de uma empresa: 1 – definir missão (razão de existir) visão (onde quer chegar) e valores (ideais), 2 - swot (análise de ambiente no qual são identificadas oportunidades para inovar e fazer diferente), 3 – objetivos, metas e indicadores, 4 formular estratégias e plano de ação para se diferenciar no mercado e 5 – adoção do Processo de Melhoria Contínua.

Marketing digital
Rafael Greiner falou sobre Como o marketing digital pode aumentar as suas vendas. Ele deu dicas sobre a importância e de como ter um site funcional e com boa mobilidade. De como apresentar um produto ou uma oferta de produto e de passos que precisam ser observados, informando nome, tipo, marca, variante e peso. Contribui muito colocar fotografia, descrição completa e conteúdo adicional. Tudo o que possa, de um jeito fácil e claro, tirar dúvidas do internauta ou potencial cliente em suas buscas é bem-vindo. Os contatos também precisam de atenção especial.

Processos que custaram bilhões ao Facebook, devido a questões de privacidade de dados, levaram a mudanças que o transformaram, e também o Instagram, em veículos de mídia. Com as alterações, o alcance orgânico de uma publicação fica entre 0,1% a 0,5% dos seguidores da página, por isso é necessário buscar outros mecanismos para chegar aos resultados pretendidos. Rafael falou sobre impulsionamentos e campanhas e por onde começar. Os passos são o reconhecimento (tornar-se conhecido), consideração (falar das qualidades e diferenciais do produto) e conversão (onde se fecha o negócio). Ele falou ainda sobre pesquisa no Google, rede display, remarketing e regras de investimento.

Precisando de dinheiro?
O contabilista Thiago Tomazoli apresentou o terceiro workshop do Acic Mais. Ele falou sobre Cinco ideias para a sua empresa conseguir dinheiro. Começou perguntando sobre o por quê de a empresa precisar de dinheiro, e apresentou alguns tópicos: para comprar e melhorar máquinas e equipamentos, capital de giro, investir na imagem, pesquisa e tecnologia, treinamento e desenvolvimento e ao pagamento de dívidas. Thiago recomendou o uso de ferramentas apropriadas para o planejamento do fluxo de caixa. E as informações que ele traz são determinantes para a tomada de decisões, esclareceu.

E como conseguir dinheiro? Thiago falou dos meios conhecidos e convencionais, próprio ou emprestar de amigos, parentes ou clientes, e de bancos, cooperativas de crédito ou fintechs – acesso a recursos financeiros por meio de plataformas digitais. Ou por consolidação/fundo de investimentos – busca-se investidor para a empresa; investidor anjo – pessoa física ou jurídica que compra parte da empresa e participa com recursos financeiro e intelectual; equity crowdfundig – plataforma digital que conecta quem quer investir com quem precisa receber a injeção de investimentos.

Soluções Acic
Por último falou o consultor Cleyton Silva, que apresentou soluções da Acic e que estão à disposição das empresas. E elas são várias, como acesso a linhas de crédito, a cartas de aval, a vales-alimentação e refeição, a cursos e treinamentos, a consultorias e mentorias e também à chance de se preparar para participar de licitações por meio do Escritório de Compras Públicas. A entidade conta também com o Empreender, programa que aproxima empresas para a troca de experiências e desenvolvimento de ações e projetos que fortalecem empresas e o segmento.

“Onde existir um CNPJ, a Acic quer estar lá e ser parceira”, disse o vice-presidente Michel Lopes. “Somos e seremos parceiros de ideias que fortalecem as empresas e o empreendedorismo”, acentuou o gerente da regional Oeste do Sebrae, Augusto Stein.

Via: Redação/Assessoria Acic - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.