"Abril Verde" inicia com diversas ações voltadas à prevenção de acidentes de trabalho

A Secretaria de Saúde abriu hoje (1) as atividades alusivas ao "Abril Verde", mês dedicado à memória das vítimas de acidentes de trabalho. As atividades organizadas pela Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador serão realizadas durante os próximos trinta dias, com ações educativas e voltadas à prevenção de acidentes, envolvendo empresas, ambientes laborais, terminais de transbordo, entre outros, promovendo conscientização e reflexão. Durante este período, todas as noites o prédio do Paço Municipal terá iluminação verde.

Também neste mês de abril a Visat (Vigilância em Saúde do Trabalhador) - que  entre outras atribuições investiga casos notificados de acidentes relacionados ao trabalho, avalia as condições de riscos ambientais nos locais e processos de trabalho e solicita adequações quando necessário - intensificará atividades focando na orientação aos trabalhadores e empresas sobre a prevenção de acidentes e demais agravos relacionados à saúde do trabalhador.

Durante as inspeções de rotina serão distribuídos materiais informativos sobre o movimento, com foco especial em obras do setor de construção civil, reforçando as orientações sobre a necessidade de atenção quanto ao cumprimento das normas de saúde e de segurança no ambiente de trabalho.

Palestra gratuita
De acordo com o gerente da Visat, Wagner Gehlen, neste ano - como incentivo para a empresa/estabelecimento que aderir ao Movimento Abril Verde - realizando alguma atividade de prevenção aos trabalhadores, a Secretaria de Saúde disponibilizará uma palestra gratuita.

"A palestra será ministrada pela equipe técnica da Vigilância em Saúde do Trabalhador, abordando sobre os temas "Movimento Abril Verde" e "Vigilância em Saúde do Trabalhador"; os conteúdos propostos terão como premissa fomentar quanto à importância de se praticar a conduta de prevenção", detalhou.

Interessados devem entrar em contato pelo telefone 3392-5050/5051 e/ou pelo e-mail visat@cascavel.pr.gov.br para receber informações sobre as condições e critérios de disponibilidade.

Demais ações
A campanha também será abordada nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades de Saúde da Família e nos terminais de transbordo do transporte coletivo.

Nesta manhã (1) equipes da Vigilância estiveram no Terminal de Transbordo Oeste distribuindo panfletos educativos da campanha e orientando os trabalhadores.

6 de abril - Dia da Saúde

No dia 6 de abril, durante as atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde, a Visat também levará ao Centro da Juventude o  "Movimento Abril Verde", distribuindo materiais e orientação à população.

Sobre a data
O "Abril Verde" é realizado em alusão ao Dia em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho, lembrado anualmente em 28 de abril, e ao 7 de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde.

A data é simbolizada pelo laço verde e foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969.

Desde 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho), consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador; no Brasil, desde maio de 2005, o dia 28 foi instituído por meio da Lei n° 11.121.


Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.