Reflexos do temporal: Zoo permanece fechado até terça, por medida de segurança

Uma força-tarefa com 30 trabalhadores das equipes de poda da Secretaria de Meio Ambiente e da Ambiental está concentrada nos trabalhos de limpeza do Zoológico Municipal de Cascavel, que teve várias árvores arrancadas na noite de ontem (8), durante o temporal registrado por volta das 20 horas. Com a força do vento, o Zoo perdeu a terceira maior Araucária, umas das mais antigas do local. Com cerca de 35 metros de tronco da raiz até a copa, o pinheiro foi ao chão bem na entrada do espaço público, interditando as trilhas entre o recinto dos leões e o serpentário.

"Uma grande perda para nossa reserva ambiental", lamentou o coordenador do Zoo, o médico veterinário Ilair Dettoni, que acompanha os trabalhos das equipes. A desobstrução da trilha principal levou mais de 40 minutos. Os trabalhadores apenas serraram o tronco que impedia a passagem, uma vez que a madeira não pode ser reaproveitada. Pinheiro símbolo do Paraná, a Araucária é protegida por lei e seu destino é permanecer no habitat natural.

No recinto da Cegonha Maguari os trabalhos levarão mais tempo, uma vez que um pessegueiro-bravo, com cerca de 25 metros de altura, caiu sobre o espaço. As aves estão protegidas.

Por medida de segurança, o Zoo permanecerá fechado ao público neste fim de semana e reabre na terça-feira (12), para que todo o trabalho seja concluído. Muitas árvores ainda podem soltar galhos, o que ameaça a segurança dos visitantes. "Vamos verificar todas as trilhas antes de reabrir o parque", garantiu Dettoni.


Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.