Proteção de mananciais: Comitê Gestor realiza primeira reunião de trabalho e define diretrizes a curto prazo

Representantes das entidades que integrarão o CGPA (Comitê Gestor de Proteção das Águas) - que será ainda oficializado em decreto nos próximos dias pelo prefeito Leonaldo Paranhos -, reuniram-se nesta manhã (22) na Prefeitura de Cascavel para a primeira reunião técnica de trabalho. Com caráter permanente de atuação, o grupo está focado na proteção das bacias do Rio Cascavel e do Rio Saltinho e, num primeiro momento, debateu a integração das instituições para ações de curto prazo, que resultem no controle do surto de diarreia registrado pelos órgãos de saúde na cidade.

O prefeito participou de parte da reunião e reafirmou a necessidade de atuação conjunta para estabelecer diretrizes que promovam orientação da comunidade, paralelamente à aprovação de legislação que permita aumentar o rigor na fiscalização e notificação de poluidores de mananciais. Ele esteve ontem (21) em Curitiba, onde também recebeu apoio do governador para a realização de ações que contribuam no controle do surto.

Participam do Comitê as secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Saúde; a 10ª Regional de Saúde; a Sanepar; o Instituto Emater e a Itaipu Binacional. O próximo encontro ficou agendado para o dia 5 de abril. Até lá, cada órgão apresentará um diagnóstico de atuação, de acordo com a atividade afim.

As secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura desencadearão inspeções nas bacias relacionadas, que detalharão as condições sanitárias das propriedades rurais que estão localizadas nessas regiões. Já a Sanepar fará, já na próxima semana, uma ação de desassoreamento do Rio Cascavel e do Rio Quati, na jusante localizada na ETA 3, do Bairro 14 de Novembro, além de limpeza do local com retirada de lixo do entorno.

Mutirão contra a dengue
Com apoio da força amiga do Exército, está sendo organizado para a primeira quinzena de abril um grande mutirão de limpeza da cidade, com a mobilização de toda a sociedade contra a dengue e em prol dos mananciais. A ideia é retirar a maior quantidade possível de lixo que possa acumular água e que seja também levado para os rios e nascentes. A data e a operacionalização será divulgada nos próximos dias, com grande campanha de mobilização, envolvendo diversos parceiros.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.