Prefeitura cria carteira de saúde para pessoas com deficiência

Com a aprovação do Projeto de Lei 166/2018 nesta terça-feira (12) fica criada e instituída a carteira de saúde para pessoas com deficiência do Município de Cascavel. Pela proposta, encaminhada pela prefeitura, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

No que diz respeito às questões de saúde, a pessoa com deficiência de caráter permanente necessita constantemente atualizar seus laudos médicos, o que lhe causa transtornos, pois há carência de médicos especialistas e muitas vezes filas nas unidades de atendimento.

De acordo com a justificativa da prefeitura, a ação resolve uma questão importante, uma vez que “as pessoas com deficiência sempre estiveram alijadas dos espaços decisórios, assim como até hoje pouco tem usufruído dos ganhos decorrentes do desenvolvimento social. Seja por preconceito, discriminação, estigma, a verdade é que a pessoa com deficiência até hoje é tratada como alguém inferior, sem direito a exercer direitos de cidadania em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Para os vereadores, que aprovaram a proposta unanimemente, a Carteira de Saúde vai promover a maior inclusão social e menos desperdício de tempo na renovação do laudo permanente, o que permitirá a essas pessoas a participação da construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária, em igualdade de condições com os demais cidadãos.

Via: Redação/Assessoria de Imprensa/CMC - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.