Meio Ambiente inicia limpeza no Córrego Bezerra

Ainda em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado dia 22 de março, a Secretaria de Meio Ambiente deu início hoje (28) à primeira etapa da ação de limpeza do Córrego Bezerra, no Bairro Santa Cruz. Pela manhã, os servidores da Sema realizaram a limpeza do entorno do córrego e cortaram árvores invasoras, como a  leucena.

De acordo com o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, José Luiz Ferreira, a retirada destas espécies deverá ser feita para que árvores nativas sejam plantadas, na recomposição da mata ciliar e também para que a Secretaria de Serviços e Obras Públicas possa fazer a contenção da erosão que já causa riscos à população. "Para conter a evolução da erosão a Sesop fará um aterro com pedra marroada e a instalação de guarda-corpo".

Durante toda a manhã, cerca de 20 servidores, quatro caminhões e uma retroescavadeira foram colocados nesta ação que começou pela Rua Tupis até a Tupinambás. Na segunda etapa o serviço será feito até a Avenida Brasil e depois até a Avenida das Torres. A intenção da Secretaria de Meio Ambiente é recolher todo lixo e entulho jogados no Córrego pela população.

"Nós encontramos aqui TVs, sofás, capacetes, restos de material de construção, lixo doméstico, uma infinidade de coisas que são coletadas pelo Município e que não teria necessidade de ser jogado na água. Com relação a móveis e eletrodomésticos, os "volumosos" como chamamos,  basta  a pessoa ligar para o número 3902-1392 e agendar, que nossos servidores vão  com o caminhão, coletam e dão o destino correto para estes materiais", informou o  diretor da Sema, que completou  falando que "esta operação de limpeza custa caro para o Município e nós poderíamos estar fazendo outros trabalhos se houvesse conscientização por parte da população no descarte do lixo e entulho, que acabam indo para as galerias, entupindo e causando muitas vezes o alagamento de ruas e residências".

Ferreira disse também que o Município criou um Comitê Gestor nos Rios Cascavel e Saltinho, que são mananciais de abastecimento da cidade. Em 2017, na primeira ação de limpeza do Rio Cascavel, realizada por órgãos públicos do Estado e do Município, foram recolhidas 34 toneladas de lixo. No ano passado, este número caiu para oito toneladas. Para 2019, uma nova ação já está programada para o início do mês de abril com limpeza do rio e conscientização dos moradores do entorno.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.