Índice de confiança do empresário paranaense cresce 17,5%

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), elaborado pela Confederação do Comércio do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostra que os empresários paranaenses estão mais confiantes no mês de março. Com 113,4 pontos, o índice oscilou positivamente em 17,5% na variação anual e 5,9% na comparação com fevereiro.

As empresas de médio e grande porte, com mais de 50 funcionários, têm maior concentração de gestores confiantes, com 144,9 pontos. Entre as micro e pequenas empresas, o indicador ficou em 133,2 pontos em março.

A média nacional ficou em 127,1 pontos, com alta de 2,1% na comparação com fevereiro e 10,9% ante o mesmo mês do ano anterior.

A pesquisa avalia a opinião dos empresários sobre três variáveis: 1) condições atuais da economia brasileira, do comércio e das empresas comerciais; 2) expectativas em relação à economia, ao comércio e das empresas; 3) investimentos na contratação de funcionários, nas empresas e em estoques.

Condição Atual X Expectativas
A expectativa dos proprietários de lojas se destaca frente à condição da atualidade. A condição atual da economia chegou a 118,6 pontos em março e a visão atual do comércio somou 115,7 pontos. Os estabelecimentos com até 50 colaboradores estão dentro da média geral.

O destaque é para as empresas de médio e grande porte, que possuem mais de 50 funcionários, tanto nas condições atuais quanto nas expectativas. Para esses empresários, o índice que mede condições econômicas atuais é 21,9% maior do que na média geral.

Porém, a expectativa sobre os rumos da economia brasileira é expressiva em todas. A condição atual do setor está em 115 pontos na classificação geral, e para as empresas de maior porte o indicador de março foi de 134,8 pontos. A expectativa para o comércio é similar nas três medições, chegando a 166,1 pontos entre os gestores de empresas com menos de 50 colaboradores.

As intenções de contratações somam 138,9 pontos nas empresas de pequeno porte, e 146,3 pontos nas empresas de médio e grande porte.


Investimentos
O índice de investimentos do empresário do comércio aumento 1,5% de fevereiro para março e 17,2% na comparação anual.

Via: Redação/Fecomércio PR - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.