Estação de água mais antiga da Sanepar completa 50 anos

A Sanepar comemora os 50 anos da Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu, localizada em Curitiba, a mais antiga em funcionamento e uma das mais importantes estações da companhia. Com área construída de 1.480 metros quadrados, a ETA fica no bairro Uberaba, na Marginal da BR 277, na saída para o Litoral do Estado. Na comemoração do cinquentenário, nesta terça-feira (26), foi apresentado um novo projeto de melhorias em um evento que reuniu empregados da ativa, aposentados, diretoria e gerentes da empresa.

A ETA Iguaçu foi inaugurada em 26 de março de 1969, com capacidade inicial para tratar 1.000 litros de água por segundo. De acordo com o diretor de Operações da Sanepar, Paulo Alberto Dedavid, desde sua inauguração, a ETA tem tido um papel estratégico para abastecer os curitibanos: no início ela foi responsável por 80% da água tratada fornecida à população e, hoje, contribui com 38% do volume levado a diferentes bairros da Capital.

“Hoje a estação já não utiliza as águas do Rio Iguaçu, mas recebe água do Rio Pequeno e das Barragens Iraí, Piraquara I e Piraquara II, e atende mais de 1 milhão de habitantes em Curitiba e Região Metropolitana”, explica o diretor, que está na empresa há 43 anos.

REFORMAS - As estimativas técnicas na época da inauguração eram de que o ETA Iguaçu poderia atender a demanda por água tratada até o ano 2000. No entanto, a Sanepar realizou diversas obras de melhorias, o que aumentou a vida útil da estrutura e garantiu o abastecimento da população com a qualidade e a quantidade de água necessárias. Na década de 1980, foi triplicada a capacidade da ETA, chegando a produzir 3 mil litros de água por segundo. Atualmente, a vazão do sistema de entrada é de 3,8 mil litros de água por segundo, levados da captação para ETA através de duas adutoras de 1,1 mil milímetros de diâmetro.

Segundo o diretor, ao completar seus 50 anos de atividades ininterruptas em 2019, a ETA Iguaçu se consolida como uma estação fundamental para abastecer tanto a população de Curitiba como de áreas da Região Metropolitana, através do Sistema de Abastecimento Integrado da Sanepar (SAIC) da Sanepar.

A Estação, acrescenta Dedavid, também se transformou em ETA-Escola, um espaço para formação de empregados da Sanepar e um local para testes de melhorias disseminadas para outras estações da Sanepar em todo Paraná. “Além disso, recebeu visitas de estudantes, profissionais, pesquisadores, autoridades e da comunidade em geral, associando sempre papel da Sanepar à educação para o uso racional da água e para a preservação ambiental. A ETA é um lugar de muitas histórias de trabalho, de amizade e de muita dedicação”, disse o diretor.

Via: Agência de Notícias do Paraná - Foto: Divulgação

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.