Endemias realiza o 2º Ciclo do LirAa na próxima semana

A Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, por meio do Setor de Controle de Endemias do Município de Cascavel, realiza na próxima semana o 2º ciclo do LirAa deste ano. O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti apresenta de maneira rápida e segura os índices de infestação larvários do mosquito. Embora rotineiro, neste período coincide com o alto índice de casos de dengue registrado em nossa cidade, o que requer a participação ainda mais efetiva da comunidade.

"Nesta semana os casos de dengue subiram para 106 positivos, conforme já divulgado. Este número preocupa, pois durante investigação é possível verificar a presença de criadouros do Aedes aegypti nas proximidades e até mesmo nas residências dos casos positivos", alerta a diretora da Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi.

As inspeções serão realizadas de 1 a 3 de abril. De acordo com ela, é importante que os cidadãos que tiverem os endereços visitados contribuam com os agentes de endemias, abrindo os imóveis para a inspeção. O número é determinado em função da densidade populacional. Neste 2º LirAa serão inspecionados aproximadamente 4.302 imóveis, divididos em dez estratos, distribuídos em 117 localidades. Isso garante a inspeção em todos os bairros do Município, mas em uma quantidade específica de domicílios.

Durante o levantamento é realizada técnica de pesquisa larvária, ou seja, são coletadas larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite, além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada estrato. Sendo assim, mesmo os imóveis que já foram inspecionados recentemente, serão reinspecionados.

"Esta atividade é fundamental para atualizarmos o índice de infestação por Aedes no Município, pois a partir destes dados, a Secretaria de Saúde realiza ações de tratamento, bem como sugere ao gestor público a necessidade de outras ações intersetoriais em áreas de maior risco", detalha Beatriz Tambosi.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.