"Quando se entra numa cidade limpa e com meio-fio pintado, sabe-se que o prefeito é bom", diz ministra

A beleza e a limpeza da cidade - e a gestão democrática adotada pela atual administração municipal - chamaram atenção da ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que prestigiou este último dia de Show Rural Coopavel 2019, cuja 31ª edição chegou ao fim movimentando R$ 2,2 bilhões e batendo recorde de público: 288.802 visitantes entre segunda-feira (4) e hoje (8).

A ministra foi recepcionada no aeroporto municipal pelo prefeito Leonaldo Paranhos e pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior. No trajeto - de carro até o Parque Tecnológico - não deixou de observar ruas, avenidas e a pujança do Município. O que viu, exaltou ao cumprimentar o prefeito durante a coletiva com a imprensa.

"Quando se entra numa cidade limpa e com meio-fio pintado, sabe-se que o prefeito é bom", elogiou, parabenizando Paranhos "pela administração que vem imprimindo nesta cidade, de maneira profissional, que é o que a gente precisa no Brasil". Tereza Cristina ainda destacou a gestão democrática e participativa adotada pela atual administração e finalizou dizendo que "é uma bela cidade a que o senhor [Paranhos] governa".

Exemplo para o País

Exemplo para todo o País na concepção de difundir avanços tecnológicos para o agronegócio, o Show Rural também foi evidenciado pela ministra, que contextualizou o atual cenário nacional marcado "pela expectativa positiva dos agricultores e demais brasileiros com o novo Brasil". Ela garantiu que, no Ministério da Agricultura, os rumos estão mudando, no sentido de "facilitar" a vida do homem do campo. "Precisamos parar de ter sobreposições que interfiram no acesso do agricultor, do pecuarista, do piscicultor, ao investimento, mas não podemos deixar de ter segurança. O mundo vive uma batalha comercial e o Brasil tem incomodado muito. Então temos que fazer bem feito".

"Não vamos ficar esperando o Brasil acontecer"

Ao dar as boas-vindas à ministra na abertura da coletiva, Paranhos evidenciou o protagonismo característico do povo do Oeste em prol do desenvolvimento e disse que "aqui a senhora tem um grupo de produtores que está à disposição para ajudar: Não vamos ficar esperando o Brasil acontecer. Aqui ele acontece com a nossa força, com a nossa ajuda".

Modelo de aproximação

Ratinho Junior agradeceu o gesto de reconhecimento da ministra pela importância do Paraná para o agronegócio nacional (esta é a segunda vez que Tereza Cristina vem ao Estado em 15 dias para eventos ligados ao setor) e igualmente enfatizou a pujança do povo do Oeste, região que segundo ele "representa a Califórnia para o Estado", numa referência à geração de riquezas e à alta produtividade. Ele lembrou da decisão de instalar a sede do Governo do Estado em Cascavel - cidade que também elogiou pela organização e limpeza - uma experiência que foi aprovada como metodologia de trabalho inovadora para a gestão pública no que tange à aproximação com as pessoas e com a dinâmica de solucionar demandas regionais. "Queremos fazer do Paraná o maior protagonista do agronegócio nacional, o maior produtor de alimentos por metro quadrado do mundo".

Agricultura Urbana em evidência

Implantado em 2017, a Agricultura Urbana do Município de Cascavel foi apresentada pelo prefeito Leonaldo Paranhos à ministra Tereza Cristina. Ele entregou o projeto visando a incentivos federais no aprimoramento do programa que já transformou pelo menos 34 áreas do Município antes ociosas (terrenos de utilidade pública, áreas internas de escolas e Cmeis) e que antes serviam de depósito de lixo, entulhos e mato alto, em áreas produtivas de alimentos livre de agrotóxicos.

São cerca de 80 mil metros quadrados de área de produção de alimentos, beneficiando de forma direta 70 famílias que cultivam 60 espécies desde verduras, legumes, ervas medicinais e aromáticas, frutas e algumas plantas alimentícias não convencionais como o Ora-Pro-Nóbis e a Taioba.


Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.