Nova Mesa Diretora da Câmara de Cascavel toma posse na próxima segunda-feira (04)

A nova composição da Mesa Diretora que comandará a Câmara de Cascavel nos anos de 2019/2020 foi definida em julho do ano passado e definiu os vereadores Alécio Espínola/PSC, presidente, Roberto Parra/MDB, 1º vice-presidente, Valdecir Alcântara/PSL, 2º vice-presidente, Aldonir Cabral/PDT, 1º secretário e Paulo Porto/PCdoB, 2º secretário. Os vereadores já atuam nas respectivas funções desde o dia 1º de janeiro, porém, a posse oficial acontece na próxima segunda-feira, 04 de fevereiro, às 9h, dia da primeira sessão do ano.

Segundo Alécio, sua gestão respeitará todas as prerrogativas dos parlamentares, sejam eles de base ou oposição. “Sou presidente de um colegiado de vereadores e é meu dever fortalecer, junto com meus colegas, o Poder Legislativo e sua atuação democrática”, defendeu. O presidente deve discutir com a Mesa Diretora e demais vereadores nas próximas semanas a realização de pelo menos uma sessão ordinária por mês no período noturno e ainda um cronograma de sessões itinerantes, promovidas nos bairros e distritos, também uma vez ao mês. “Com a ampliação dos espaços de debate para o período noturno e fora no plenário da Câmara, permitimos que uma parcela muito maior da comunidade participe das atividades legislativas, conheça melhor seus representantes e apresente suas demandas de maneira mais direta”, explica Alécio Espínola.

O que faz a Mesa Diretora
Cabe à Mesa ordenar e gerir o funcionamento da Câmara, que teve em 2018 um orçamento superior a R$ 26 milhões e 173 funcionários. Além disso, é ela quem coordena todo o trabalho legislativo, as pautas de cada sessão e a tramitação dos projetos.

O presidente da Câmara é responsável por representar a Casa perante as autoridades públicas e a sociedade civil. É seu papel dirigir os trabalhos institucionais e manter sua ordem. Cabe ao parlamentar que ocupa o cargo autorizar a realização de despesas, prestar contas dos gastos do legislativo, assinar a correspondência oficial e convocar reuniões.

O 1º e o 2º vice-presidentes têm a função de substituir o presidente em sua ausência. Além disso, eles podem exercer outras funções, de acordo com solicitação da presidência.

O 1º Secretário deve verificar a presença dos vereadores em cada sessão, anotar faltas e justificativas, realizar a leitura do expediente recebido pela Mesa durante a semana e encerrar o livro no final da Sessão.

Via: Redação/Assessoria de Imprensa/CMC - Foto: Divulgação 

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