Governo federal implanta pacote de ações em apoio a Brumadinho

Antecipar o pagamento do Bolsa Família a beneficiários e liberar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) são algumas das medidas tomadas pelo governo federal nesta segunda-feira (28) para minimizar os efeitos do desastre ambiental em Brumadinho (MG).

Para liberar os recursos a essas medidas, a União reconheceu o estado de calamidade na cidade, após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão. As determinações pretendem aliviar o sofrimento dos moradores impactados pela tragédia.

Outras medidas, por exemplo, são de apoiar as ações de regaste com um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) e de usar imagens de satélites para ajudar nas buscas. Confira os atos do dia:

Bolsa Família
Entre as medidas anunciadas, está a antecipação do pagamento do Bolsa Família aos moradores do município. Assim, os beneficiários inscritos no programa não precisam seguir o calendário e já podem sacar a parcela de fevereiro. Ao todo, 1,5 mil famílias de Brumadinho estão inscritas no Bolsa Família. Para quem perdeu os documentos por conta do desastre, será preciso emitir uma guia de pagamento na prefeitura para sacar os recursos.

FGTS
As pessoas que tiveram a casa atingida pela lama ou vivem em áreas afetadas pelo rompimento da barragem de rejeitos têm direito ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Cada trabalhador poderá sacar até R$ 6.220 na Caixa Econômica Federal.

Disque 100 e 180
As linhas do Disque 100 e do Disque 180 estão disponíveis para o atendimento de denúncias sobre o rompimento da barragem. Por elas, é possível registrar o desaparecimento de vítimas, reclamações quanto ao cumprimento de direitos e ameaças de novos desabamentos. Os registros são então encaminhados às autoridades.

Caixa
Os clientes da Caixa em Brumadinho, sejam pessoas físicas ou jurídicas, também terão acesso a serviços diferenciados. O banco vai suspender os pagamentos em operações de crédito pessoal e crédito direto ao consumidor pelos próximos 90 dias. A mesma medida vale também para pagamentos das parcelas de financiamentos imobiliários. Um caminhão-agência está na cidade para oferecer atendimento à população. Além disso, o horário de funcionamento das agências regulares foi ampliado.

Via: Redação/Governo Federal - Foto:  Isac Nóbrega/PR

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.