Território Cidadão é apresentado no 3º Encontro de Políticas Públicas

O prefeito Leonaldo Paranhos, junto com os prefeitos de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e Anderson Maria, de Maripá e também  presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), participou do 3º Encontro de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Local, Território Oeste e Cantuquiriguacu. O evento organizado pelo Sebrae e realizado em Cascavel reuniu prefeitos, diretores de secretarias e gestores em torno da  promoção de líderes na região, com capacitações, coaching e consultorias.

Também foi lançado o programa "Secretário 4.0", voltado a secretários municipais, para gestão pública, de pessoas, governanças coorporativas, com capacitação pelo Sebrae. Nesta tarde, o painel apresentado foi direcionado a Políticas Públicas, com as apresentações de dois "cases" pelos prefeitos Chico Brasileiro e Leonaldo Paranhos.

Paranhos apresentou o Território Cidadão, o programa de governo embasado no conceito de organização e reorganização social, com modos distintos de percepção, ordenamento, reordenamento em termos de relações com o espaço, ampliando a cobertura de serviços e propiciando uma proteção proativa nas ações. Paranhos destacou os resultados e os trabalhos que são realizados nas comunidades, levando em consideração o atendimento das demandas que são levantadas pelos moradores de cada território. "Nesses encontros realizamos uma conversa aberta e franca com a população, nos quais os secretários são sabatinados e precisam dar uma resposta às cobranças feitas pela comunidade. Eles não precisam passar pelo prefeito para resolver os problemas e dizer quando o pedido será atendido e se há condições ou não para que a reivindicação daquela comunidade seja atendida".

Paranhos destacou também que, por meio do Território Cidadão, são desenvolvidos projetos como o Agricultura Urbana, que prevê o uso de terrenos públicos e áreas cedidas por particulares, que são limpos, cuidados e têm a terra preparada para o plantio de verduras e legumes por meio de hortas urbanas. Falou ainda do FeliCidade do Idoso, uma política de promoção, valorização e de integração da terceira idade às práticas culturais, esportivas, familiares e sociais; do Rua Segura, com a implantação do DIS (Dispositivo Inteligente de Segurança); do Programa Cidade Limpa; do Segurança Comunitária; da Escola Feliz, entre outras ações integradas que  compõe este Moderno Programa de Gestão Pública.

"Caráter patriótico"
O Território Cidadão, de acordo com o prefeito Paranhos,  "tem um caráter patriótico e faz com que as pessoas discutam, vivam o seu território, que nada mais é que o seu bairro. Buscamos e incentivamos a valorização, o ser o ter, o amar, o discutir e o pertencer de cada cidadão ao seu território".

O prefeito destacou, a importância dos territórios e a participação da comunidade, no apontamento de demandas que resultem no desenvolvimento de programas para a melhoria da qualidade de vida das comunidades como os Ecopontos. São 12 no total que serão construídos, mas de imediato seis serão implantados nos bairros Cascavel Velho, Santa Cruz, Interlagos, Brasília e Quebec.

O presidente da Amop, Anderson Maria, disse que é importante para municípios esta troca de experiências, porque todas são válidas, no sentido de oferecer melhor qualidade de vida às populações. "Nós prefeitos precisamos ter uma visão diferenciada para poder fazer uma boa gestão voltada ao desenvolvimento social e econômico dos nossos municípios".

O gestor de Políticas Públicas do Sebrae, Adir Mattioni, disse que o evento foi organizado e pensado no sentido de trocar práticas de execução pública. Um momento em que todos os municípios e comitês gestores se encontram. São 33 municípios da região inseridos no programa. "Queremos que os prefeitos e gestores vejam e ouçam o que o Município vizinho está fazendo lá e que tem dado certo e que pode ser compartilhado em prol da população. Queremos promover esta troca de experiências para que sejam multiplicadas estas ações.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação/Secom 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.