Programa Agricultura Urbana ministra curso para famílias do Interlagos

Ensinar para alimentar. Este é um dos objetivos do programa Agricultura Urbana desenvolvido pelo Governo Municipal junto à comunidade. Prova disso, são as 38 hortas já implantadas e que, com a participação das associações de moradores, vem produzindo verduras, legumes, ervas medicinais e aromáticas em terrenos públicos e privados que são cedidos pelos proprietários para o plantio. "Estes imóveis antes da implantação do programa eram motivos de preocupação e reclamação por parte dos vizinhos, porque ali se acumulava lixo, entulho e mato. Com as hortas, os terrenos são limpos, a terra é preparada e as reclamações cessaram", explicou o gestor do Território Cidadão, José Carlos da Costa.

O programa visa também capacitar as famílias no trato com a terra. Prova disso foi o curso realizado pelo Território Cidadão, no último dia 13, na Escola Municipal Francisco Vaz de Lima, no bairro Interlagos, TC II. O técnico agrícola Patrick Tristacci, responsável pelo programa, ministrou curso para de formação das famílias no trato com a agricultura urbana. "Nossa intenção é a formação não apenas teórica, mas principalmente a prática para estas pessoas que são beneficiadas com a produção de alimentos", disse.

Este curso que faz parte das ações da Agricultura Urbana dentro do Município de Cascavel, abordou tanto o preparo do solo, adubação, tratos culturais bem como as épocas ideais de plantio de cada espécie de hortaliças produzidas em nossa região. As famílias que participaram do curso são beneficiadas com frutas e legumes bem como orientações, palestras e acompanhamento social pelo Rotary Clube Cascavel União.

As famílias aplicarão todos os ensinamentos teóricos do curso na horta que foi implantada dentro da Escola Francisco Vaz de Lima. "Queremos trazer mais qualidade de vida e uma alimentação mais saudável a todas as famílias envolvidas no programa", explicou Patrick.

Horta Francisco Vaz de Lima 
A horta implantada na Escola Municipal Francisco Vaz de Lima em agosto do ano passado está sendo cuidada por 34 famílias que são beneficiadas com as verduras e legumes produzidos e também com uma cesta de alimentos doada pelo Rotary. No espaço são produzidas ervas medicinais e aromáticas, cebolinha, cenoura, beterraba, almeirão, chicória, alface, couve, repolho, feijão de vagem, morango, mandioca, quiabo, inhame, tomate cereja, chuchu e caxi.

Periodicamente, as famílias fazem a colheita de couve, alface, repolho, almeirão, chicória e temperinhos.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.