Novos agentes de trânsito iniciam processo de formação

Esta terça-feira (6) iniciou com o curso de formação para os novos agentes de trânsito I e II, ministrado pelo diretor de Educação e Fiscalização de Trânsito, Ademir Samapio, sobre Legislação de Trânsito. Os selecionados irão compor o Setor de Operações de Trânsito (SOT) e o EstaR (Estacionamento Regulamentado), contribuindo para o trânsito de Cascavel.

Ao todo, são dez alunos que nos próximos 30 dias passarão pela formação, a qual possui uma intensa programação teórica e prática, ministrada pelos profissionais de cada área. A grade inclui módulos como Órgão Municipal de Trânsito; Legislação de Trânsito; Ética e Cidadania; Língua Portuguesa; Prática operacional; Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito; Operação e Fiscalização de Trânsito; O Papel Educador do Agente e Psicologia Aplicada e está de acordo com a função desenvolvida pelo agente.

"O curso prepara os agentes para o desenvolvimento do trabalho; procuramos embasá-los, levando-os à compreensão do papel dos mesmos na sociedade e qual a importância de um agente-educador-fiscalizador. O Código de Trânsito Brasileiro, resoluções, portarias e decretos que regulamentam as leis de trânsito são uma constante dentro da sala de aula", detalha o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, lembrando que dentre as atribuições, deve-se sempre zelar pela vida do próximo, para que o espaço de todos na via seja transformado em um lugar de convivência pacífica, ou seja, humanizado.

Também serão integrados à Cettrans, novos agentes de transporte, que irão auxiliar nos próximos terminais de transbordo, os quais serão inaugurados em breve.

Escola de Trânsito Pedrinho e Rafa
Ainda durante esta manhã, alunos do Pré I e II da Escola Irmãs Passionistas participaram da palestra que faz parte do projeto "Escola de Trânsito Pedrinho e Rafa". Após a palestra sobre trânsito, os pequenos aprenderam de forma divertida e prática na "minicidade", representando condutores e pedestres. "Representaram muito bem o que aprenderam antes da prática, sobre o respeito ao próximo, sinalizar antes de iniciar a travessia, parar para o pedestre atravessar, enfim, noções básicas para um trânsito mais seguro e humanizado, além de transmitirem o que aprenderam aos pais ou responsáveis", explica Clayton Palhares, educador e agente de trânsito.

Respeito em via pública
Já na tarde de hoje, a equipe de Educação de Trânsito realizou mais uma ação educativa em via pública, desta vez enfocando no excesso de velocidade e os riscos que isso pode trazer aos usuários da via. A ação aconteceu na Rua Cuiabá com a Rua Joaquim Távora, onde a Cettrans atendeu prontamente o pedido da população, pois, segundo eles, muitos condutores desrespeitam o limite de velocidade permitido.

"O excesso de velocidade está entre as principais causas de morte, em consequência de acidentes de trânsito, além de aumentar o tempo necessário para a frenagem, eleva a probabilidade de o motorista perder o controle do veículo e diminui a capacidade dele se antecipar a possíveis perigos, por isso aumenta muito o risco de acidente e a gravidade das lesões quando ocorre", explica Palhares.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação/Secom 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.