Dia da Leitura: Crianças lotam o Centro Cultural Gilberto Mayer para participar da Contação de Histórias

Um lugar mágico, cheio de histórias, personagens, fantasias e aventuras. Este lugar é o Centro Cultural Gilberto Mayer, que durante todo o dia de hoje (29) está sendo palco do "Dia da Leitura. O evento é fruto de uma parceria da Fundação Municipal de Esportes e Cultura e a Biblioteca Pública do Paraná.

O prefeito Leonaldo Paranhos esteve no Centro Cultural, onde acompanhou a interação da escritora Cléo Busatto com as crianças durante o projeto Contação de Histórias. Ela cativou os alunos das escolas Emília Galafassi, Hércoles Bosquiroli, Nicanor Schumacher e Manoel Ludjero Pompeu com sua forma lúdica de apresentar uma história aos pequenos. Cléo Busatto apresentou ao público de Cascavel o novo livro "Histórias que eu gosto de contar", lançado recentemente e selecionado para o programa PNLD Literatura 2018. Por meio da narração oral de histórias e da leitura em voz alta, Cléo conduz os leitores a momentos de aproveitamento do texto literário, convidando a todos a participarem desta escuta sensível.

Cléo Busatto é autora de mais de 25 obras. Seu livro "A fofa do terceiro andar" foi finalista do Prêmio Jabuti 2016, na categoria juvenil. Nos últimos cinco anos, contou histórias para mais de 100 mil pessoas, no Brasil e exterior, e já ministrou oficinas e palestras sobre oralidade, leitura e literatura para cerca de 50 mil pessoas.

Escola Feliz
Paranhos se disse encantado com a participação das crianças e reforçou a importância dos professores da rede municipal de ensino em estimular os estudantes à leitura. "Apesar de todos os problemas estruturais que tínhamos nas nossas escolas, em nenhum momento os professores deixaram de fazer um bom trabalho com as crianças. E apesar de todas estas dificuldades, nós crescemos no Ideb. E, como se cresce no Ideb com estas dificuldades? Cresce pelo empenho e dedicação do nosso servidor da educação. O Município está fazendo uma transformação nas escolas, com pintura, colorindo, reformando, instalando parquinhos, substituindo os móveis. Estamos fazendo calçadas em 32 escolas, porque temos um projeto chamado "Escola Feliz", que é um conjunto de ações que vão oferecer às crianças um ambiente  bonito, agradável e confortável e assim despertar nelas o interesse, a vontade de estar ali, de pertencer àquele espaço".

O presidente da Fundação Municipal de Esportes e Cultura, Leo Mion, destacou a importância da leitura no "fortalecimento desta cultura, neste mundo de tecnologia, da nova era digital, em que as atrações eletrônicas são muito mais fascinantes do que a boa leitura, nós precisamos resgatar isso e embutir isso na cabeça das nossas crianças de que não adianta a gente se entregar a este mundo digital, sabendo que a gente tem que relembrar tudo isso. A leitura é importante na educação, na parte cultural, no entretenimento, na vida e na formação das nossas crianças".

"Ler para Viver"
Nesta tarde será a vez da rede estadual de ensino participar das atividades, com Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Estado fazendo uma palestra com o tema "Ler para viver".

Rogério Pereira é escritor, jornalista e diretor da Biblioteca Pública do Paraná. Fundador do jornal literário Rascunho, o qual edita há 18 anos, estreou na ficção com o romance "Na escuridão, amanhã" (2013). É idealizador, entre outros projetos culturais, do Paiol Literário.

Mesa redonda sobre Literatura com Miguel Sanches Neto

A partir das 19h30, no encerramento do projeto, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto conduzirá uma mesa redonda.

Miguel Sanches Neto é poeta, contista e ensaísta. Já publicou dezenas de títulos desde a estreia na ficção com o romance "Chove sobre minha infância" (2000). Entre 1993 e 2012, escreveu crítica literária e crônica para o jornal Gazeta do Povo.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.