Conservação do solo será tema de evento no Sindicato Rural de Cascavel

A degradação do solo é um dos principais gargalos a serem superados para o desenvolvimento rural sustentável do Oeste do Paraná. A pauta, que é alvo de constantes discussões, motivou a Câmara Técnica de Grãos do Programa Oeste em Desenvolvimento a promover, no dia 12 (segunda), às 13h30, no auditório do Sindicato Rural de Cascavel, um evento sobre o tema. Na ocasião, será elaborado um Protocolo Técnico Regional de Conservação do Solo. Produtores rurais, técnicos e servidores dos órgãos públicos do ramo estão convidados a participar.

A primeira parte do evento contará com uma apresentação sobre o Programa Oeste em Desenvolvimento por Patrícia Viana, secretária executiva da Câmara Técnica de Grãos. Caracterizado como uma ação de Governança Regional que busca promover o desenvolvimento econômico da região por meio de um processo participativo, a entidade tem fomentado desde 2014 a cooperação entre os atores, públicos e privados, para o planejamento e a implementação de uma estratégia de desenvolvimento integrada.

Paulo Taschetto, engenheiro agrônomo da Emater, falará sobre o trabalho desenvolvimento pela Câmara. Na sequência o chefe do Núcleo Regional da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná), Manoel Marcio Chaves, apresentará o programa Plante Seu Futuro e o Prosolo, ambos do Governo do Paraná em parceria com diversas entidades.

Por fim, será realizada uma metodologia para identificar e validar as ações necessárias para a elaboração do Protocolo Técnico que norteará as ações futuras no escopo da conservação do solo a serem desenvolvidas na Região Oeste do Paraná. Quem conduzirá a metodologia deste trabalho será o presidente da FEAPR (Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná), Ricardo Palma.

“A Câmara Técnica de Grãos tem trabalhado para discutir os principais gargalos da cadeia e encontrar soluções para o setor. Um dos principais é esse, que merece ser tratado com mais profundidade e preocupação. Produtores rurais, técnicos da área e também estudantes são bem-vindos e contamos com a presença de todos”, resumiu Paulo Vallini, membro do Câmara e diretor do sindicato.

Via: Redação/Assessoria Sindicato Rural de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.