Cascavel 67 anos: confira o que abre e o que fecha neste aniversário da cidade

Amanhã, 14 de novembro, o Município de Cascavel completa 67 anos e, como determina a lei, é feriado municipal - que emenda com o feriado nacional de quinta-feira (15), data da Proclamação da República. Para os serviços públicos municipais os feriados foram confirmados também pelo Decreto nº 14.185, de 24 de abril de 2018, e, com isso, não haverá expediente na Prefeitura de Cascavel e nas demais repartições municipais na quinta (14) e na sexta-feira (15), contudo, serviços essenciais, de urgência e de emergência serão mantidos. Com exceção de escolas e Cmeis, os demais serviços retomam atendimento normal na sexta-feira (16).

Sobre o feriado municipal
A Lei Municipal Nº 6.669/2016 estabelece 14 de novembro como feriado municipal e já previa algumas exceções para o funcionamento de vários setores durante o feriado, como hospitais, unidades de saúde, farmácias, Unidades de Pronto Atendimento - UPAs, Siate e Samu; comércio varejista de gêneros alimentícios, como panificadoras, mercearias, supermercados e hipermercados; hotéis, pensões e similares; restaurantes, bares, cafés, confeitarias, leiterias, sorveterias e bombonieres; postos de combustíveis; estabelecimentos de prestação de serviços funerários; praças de diversão, praça de alimentação e cinemas localizados em shopping center; locadoras de filmes.

Este ano, além dessas categorias, em 18 de outubro, foi sancionada a Lei nº 6.900, que acrescenta, ponto facultativo para as empresas atacadistas de hortifrutigranjeiros.

Outra novidade para este aniversário é a liminar da Justiça que autoriza associados da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) a abrirem os estabelecimentos neste feriado do aniversário de Cascavel.

Para os demais setores, a legislação permanece
O secretário de Finanças, Renato Segalla, informa que, "para todos os efeitos, está em vigor uma lei municipal que determina o dia 14 de novembro como feriado e esta proíbe a abertura de segmentos e estabelece sanções ao descumprimento da lei. Considerando isso, o Município não pode transgredir a própria legislação".

Neste sentido, o Setor de Fiscalização do Alvará atenderá em regime de plantão as denúncias encaminhadas sobre a abertura de comércios proibidos conforme as categorias dispostas na Lei Municipal nº 6.900.

As demais proibições continuam mantidas e os números para denunciar são: 3321-2270 ou 3321-2210 (regime de plantão).

Confira o abre a fecha dos serviços públicos municipais

Saúde
Os serviços de urgência e de emergência (Siate, Samu, UPAs Brasília, Veneza e Tancredo) têm atendimento ininterrupto. Já as UBSs, USFs, Unidades de Saúde Mental, Unidades Especializadas e demais Serviços de Saúde ficarão fechadas nesta quarta (14) e quinta-feira (15), voltando a atender normalmente na sexta-feira (16). Em caso de necessidade os pacientes devem procurar as UPAs.

Farmácias Básicas terão plantões na quarta (14) e quinta (15), sendo:

- Farmácia Básica I: das 13 às 19 horas;

- Farmácia Básica II: das 7 às 13 horas;

- Farmácia Básica III: das 13 às 19 horas.

Vigilância em Saúde:
- A Vigilância Epidemiológica atende com plantão 24 horas pelo telefone: 98431-6339;

- A Vigilância Sanitária com plantão 24 horas pelo telefone: 98431-6358;

- A Vigilância em Saúde Ambiental com plantão das 7 às 19 horas pelo telefone: 98804-7211.

- O Transporte Sanitário também terá plantão pelo telefone 98815-2805/3902-2499 das 7 às 18 horas.

Educação
Na rede municipal de Educação, escolas e Cmeis não terão atendimento nos dias 14, 15 e 16, retomando as atividades na segunda-feira (19). A Secretaria de Educação e demais setores administrativos não atenderão nos dias 14 e 15, sendo que na sexta-feira (16) o atendimento é normal.

Vale lembrar que em função do período de chamamento para vagas novas dos Cmeis, o Cadun (Setor de Cadastro Único da Semed) está atendendo o público somente no período da manhã até o próximo dia 23 de novembro. O período da tarde está destinado para o contato com as famílias para o preenchimento de vagas para 2019.

Assistência Social
Na Assistência Social têm atendimento interrupto os serviços da Proteção Especial de Alta Complexidade, como Unidade de Acolhimento Masculino, Unidade de Acolhimento Feminino, Residências Inclusivas, a Casa POP e o Abrigo de Mulheres.

O Serviço de Abordagem e a Família Acolhedora atendem em regime de sobreaviso, pelos fones 98431-6376 e 98433-6080, respectivamente.

Os Conselhos Tutelares atendem em regime de plantão pelos telefones 9972-0662 (Leste), 984316353 (Oeste) e 98813-5799 (Sul).

Já os serviços de Proteção Social Básica, entre eles os Cras, Eurecas, Centro da Juventude, CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) Cadastro Único e Inclusão Produtiva, assim como os de Proteção Social de Média Complexidade, como os Creas, ficarão fechados. O Centro POP abrirá das 8 às 12 horas.

O Restaurante Popular Albino Zanatta fecha apenas na quinta-feira (15), abrindo normalmente na quarta-feira (14) e sexta-feira (16).

Meio Ambiente
O Zoológico de Cascavel permanecerá aberto para visitação normalmente neste feriadão, com visitação sempre das 8 às 17h30. O Zoo, como é tradição, fecha apenas na segunda-feira para a tradicional manutenção.

A coleta de lixo e a coleta seletiva funcionarão normalmente em todos os dias.

Agência do Trabalhador
A Agência do Trabalhador não terá expediente nos dia 14 e 15 de novembro, voltando a atender normalmente na sexta-feira (16).

Cettrans
Não haverá atendimento administrativo na Cettrans nos dias 14 e 15, retornando às atividades normais na sexta-feira (16). O Transporte Coletivo funcionará com escala de fim de semana e de feriados.

No SOT (Setor de Operações de Trânsito), agentes de trânsito realizam escalas normais no feriado.

No Aeroporto o setor administrativo ficará fechado nos dias 14 e 15, retornando às atividades normais na sexta-feira (16). Os serviços essenciais (voos, lanchonetes, raio-x) funcionam normalmente no feriado.

No EstaR (Setor de Estacionamento Regulamentado), o setor administrativo fica fechado nos dias 14 e 15 e agentes de trânsito não trabalham. Retornam normalmente na sexta-feira (16).

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.