Almoço dos Pioneiros e bolo de 67 metros marcam os festejos do aniversário da cidade nesta quarta-feira (14)

Criado em 14 de novembro de 1951, o Município de Cascavel celebra nesta quarta-feira (14) o aniversário de 67 anos com as tradicionais festividades alusivas à data. A programação inclui o Almoço dos Pioneiros - que neste ano está na 25ª edição - e a montagem e corte do bolo que todo ano acrescenta um metro equivalente à idade da cidade, que neste ano chega à 19ª edição, com 67 metros de gostosura. Durante todo o dia, centenas de pessoas estarão envolvidas nas atividades que celebram o orgulho de ser cascavelense de coração ou de pertencer a esta cidade que só faz crescer.

Almoço é no Tuiuti
O Almoço dos Pioneiros será realizado a partir das 11 horas, no  Tuiuti Esporte Clube. É uma tradição que começou ainda na gestão do ex-prefeito Fidelcino Tolentino, em 1993, por meio da Secretaria de Cultura e do Museu Histórico, com a contribuição do pioneiro Décio Galafassi e com uma comissão do Município no levantamento de quais famílias seriam consideradas pioneiras. Foram e ainda são cadastradas famílias que chegaram e se estabeleceram em Cascavel desde o ano de 1930 até 1960.

A partir de então, todos os anos são pelo menos mil pessoas que se reúnem na data do aniversário de Cascavel para relembrar os velhos tempos e manter a memória viva da nossa cidade.

Haverá entrega do Selo dos 67 anos pelos Correios; homenagens aos pioneiros; apresentação de um novo arranjo do Hino de Cascavel; apresentações culturais, rodas de chimarrão com histórias: indústria ervateira desde 1985 de Espigão Alto do Iguaçu - Verdelândia; poesia do pioneiro Ancelmo Eugênio Corbari, que chegou em 1954 em Cascavel e que também apresentará uma música que homenageia a cidade; exposição de fotos que marcaram época do acervo do Museu da Imagem e do Som; sorteio de brindes, entre outras atrações.

Um bolo, 67 metros e 800 quilos de gostosura
Aniversário é sinônimo também de bolo. E há 19 anos, Cascavel é festejada com um que já é gigante e que a cada ano, ganha um metro a mais, conforme a idade da cidade. Este ano, serão 67 anos de doce, que mobiliza muita gente para que tudo esteja pronto até as 17 horas desta quarta-feira (14), quando toda a população está convidada para "os parabéns" e o corte.

A cerimônia será precedida por um ato ecumênico, na rua principal do Parque de Exposições, onde é realizada a 39ª edição de outra festa da cidade, a Expovel, que abre oficialmente esta noite (13).

O bolo começou a ser feito em 1999 pelo Rotary Club Cascavel Leste em parceria com a Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Cultura.

Este ano, para chegar os 67 metros, serão necessários 224 massas, o que equivale a 200kg de farinha; 280 dúzias de ovos; 200 kg de açúcar. Tudo isso resulta em 800 quilos do superdoce.

Todos os ingredientes são fruto de doações e de trabalho voluntário dos envolvidos.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.