Acordo garante funcionamento de comércio no dia 14 de novembro

O Prefeito Leonaldo Paranhos esteve reunido na tarde de hoje (1) com o presidente da Acic (Associação comercial Industrial de Cascavel), Edson Vasconcelos, o presidente do Sindilojas, Leopoldo Furlan, o presidente do Sindec (Sindicato dos Empregados no Comércio de Cascavel e Região), Osvaldecir Pisápio, o presidente do Sinduscon, João Luis Brok, e o presidente da Câmara de Vereadores, Gugu Bueno, para discutir a abertura do comércio local no próximo dia 14, da em que é comemorado o aniversário de Cascavel.

De acordo com o prefeito Paranhos, houve por parte da Acic um questionamento na Justiça sobre a abertura do comércio no dia do aniversário do Município e a Justiça deu uma liminar que garante a abertura das lojas. "É bom enfatizar que essa é uma negociação entre empresários e trabalhadores e a liminar garante as empresas a abertura. Isso impossibilita o Município de agir conforme diz a lei municipal que determina que em caso de abertura no feriado municipal, tenha a fiscalização, a notificação e a multa. A liminar dá este direito às empresas até que seja julgado o mérito", esclareceu Paranhos.

Durante a conversa ficou definido que o comerciante pode optar ou não por abrir as portas do seu estabelecimento, fazendo a negociação com os trabalhadores caso a caso. "Neste dia, as gestantes e os menores aprendizes estarão isentos de comparecer ao trabalho e todos saem ganhando. As empresas trabalharão tranquilas, os trabalhadores que optarem por trabalhar também serão beneficiados e o Município também tem retorno com a economia girando", disse Osvadecir Pisápio, presidente do Sindec.

Leopoldo Furlan, presidente do Sindilojas disse que no dia 15, que é feriado nacional da Proclamação da República, os funcionários compensariam no já tradicional recesso de Carnaval, sem prejuízo para os trabalhadores. Sobre a abertura das lojas no dia 14 de novembro, Furlan disse que "seria uma injustiça as grandes redes que tem uma liminar trabalhem e as pequenas empresas tenham que fechar as portas. Então, esta liminar coletiva liberou para que o lojista que quiser trabalhar o faça com tranquilidade sem ter o receio de ser multado".

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.