"A Educação é mais do que uma promessa ou compromisso eleitoral: é uma ferramenta total de entrega"

Quando em 99 fiz a proposição [Lei municipal nº 2.957/1999], meu slogan era "Paranhos, o Vereador do Estudante" porque penso que todas as áreas do Município são importantes para o desenvolvimento, contudo, a educação tem de ser o alvo de todos: do pai, da mãe, dos professores e dos gestores, principalmente, pois tem de ser mais do que uma promessa ou de um compromisso eleitoral: é uma ferramenta de total entrega", disse hoje (6) o prefeito Leonaldo Paranhos, ao abrir oficialmente a Mostra de Educação, projeto de autoria dele quando vereador, 19 anos atrás. O evento foi aberto nesta manhã e segue até a noite desta quarta-feira (7), no Centro de Educação e Eventos, mostrando o que há de melhor na rede municipal de ensino de Cascavel, em comemoração aos 67 anos do Município.

Durante o pronunciamento para um Anfiteatro Emir Sfair lotado de representantes de todas as esferas do ensino público e privado; da sociedade civil organizada e do Legislativo, o prefeito reforçou o convite que fez à comunidade durante a posse em janeiro do ano passado, quando convocou a todos para 'um pacto pela educação', para um projeto de vida por Cascavel, por meio do qual a prioridade seja a Educação.

"Precisamos ter consciência da nossa responsabilidade; de que precisamos educar, didaticamente, os nossos mais de 30 mil alunos, e da cultura que existe da negligência de alguns pais, que algumas vezes empurram para a sala de aula a responsabilidade que devem ter dentro de casa, acrescentando um dever a mais ao professor", ponderou Paranhos.

Tolerância zero contra a corrupção

Ao enfatizar a importância de ser investir e priorizar recursos na educação, Paranhos voltou a pedir tolerância zero com a corrupção e com o desperdício e conclamou o Legislativo para deixar a Educação "isenta de siglas partidárias e de ideologias pessoais, pois ela não é um patrimônio partidário ou pessoal: "é universal, é responsabilidade de todos nós e um direito da criança, então precisamos deste compromisso!".

Uma mostra, muito a compartilhar!

Das 116 unidades escolares da rede municipal de ensino de Cascavel, 75 participam da Mostra da Educação da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, expondo trabalhos "que nos dão orgulho de fazer parte desta rede", segundo a secretária de Educação, Márcia Baldini, que durante a abertura da Mostra lembrou que o evento está sendo realizado graças "ao prefeito, que propôs a lei ainda em 99 e, desde o ano passado [2017], nos apoia na organização; desde então estamos trabalhando para viabilizar este evento, que para 2019 será ainda mais grandioso".

A ideia é colocar o evento no calendário da rede municipal para que os alunos e professores possam participar de forma mais intensa, quem sabe num fim de semana, quando os pais também poderão visitar com mais tempo nas próximas edições. "É uma primeira experiência e, com ela, definiremos os ajustes necessários para deixar ainda melhor para os próximos anos".

A Mostra traz para a comunidade um pouco do muito que é feito diariamente nas salas de aulas com os pequenos, a fim de desenvolver o conhecimento científico dos alunos. Além das unidades municipais, outras 20 instituições privadas participam da exposição.

Sobre a Mostra

Aberta hoje (6), a Mostra segue até amanhã (7) à noite no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel com uma extensa programação, como parte das comemorações dos 67 anos de Cascavel.

Além de alunos, professores e autoridades, toda a comunidade cascavelense está convidada para prestigiar a exposição, com entrada gratuita.

Paralelamente à exposição são realizadas palestras para os diretores, coordenadores, professores e servidores da Rede Municipal de Ensino, além de palestra para os secretários de Educação e técnicos das Secretarias de Educação do Paraná.

Confira a programação

Hoje (6) - Noite de Talentos

- Apresentações:

Cmei Castelinho

- Escola Municipal Maximiliano Colombo

- Escola Municipal Neiva Ewald

- Escola Municipal Atílio Destro

- Escola Municipal Francisco Vaz de Lima.

Quarta-feira (7)

08h - Credenciamento

8h30 - Apresentações do Cmei São Gabriel e da Escola Municipal Ita Sampaio.

9h às 11h - Palestra com a Dra. Marta Sueli de Faria Sforni, com o tema "Aprendizagem de conceitos e organização do ensino: Contribuições daTeoria Histórico-Cultural", voltada para profissionais da Educação. Ocorrerá no Anfiteatro Emir Sfair.

9h às 11h - Oficina sobre 'A iniciação científica como ferramenta no processo de aprendizagem', com José Breno da Cruz, da Fundação Liberato, voltada a profissionais da Educação. Ocorrerá no miniauditório.

9h45 às 12h - Oficina sobre 'O uso das impressões 3D aplicados ao Ensino Fundamental', com Valter Rodrigues. A oficina ocorrerá no palco e também é voltada a profissionais da Educação.

10h às 12h, das 13h30 às 15h30 e das 15h30 às 17h30 - Oficina de Introdução à Robótica Educativa, com DouglasSulis. A oficina é voltada a profissionais da Educação e ocorrerá no estande da Atto Educacional.

11h às 12h - Visitação aos Estandes

13h30 às 1530 - Palestra com a Dra. Marta Sueli de Faria Sforni, sobre "Aprendizagem de conceitos e organização do ensino:Contribuições da Teoria Histórico-Cultural". A palestra é voltada a profissionais da Educação e ocorrerá no Anfiteatro Emir Sfair.

13h30 às 15h - Oficina de Introdução à Robótica Educativa, com Jocemar do Nascimento e Samuel Pedro Ribeiro. A oficina ocorrerá no palco e é voltada a profissionais da Educação.

14h às 17h - Palestra e Oficina com o sscritor César Obeid. Terá como público alvo os monitores de biblioteca, auxiliares de biblioteca, e professores que atuam na hora atividade da biblioteca. Ocorrerá no miniauditóriodo Centro de Convenções e Eventos.

15h30 - Apresentações da Escola Municipal São Francisco, do Cmei Profª Aracy Lopes Pompeu, do Cmei Sol Nascente, da Escola Municipal do Campo Aquiles Bilibio, e Escola Municipal Ana Neri.

18h às 19h - Hora do autógrafo com o escritor César Obeid, no estande da Biblioteca Escolar

19h - Noite de Talentos, com o Lançamento da Revista Científica da Semed, Lançamento do Jornal da Semed, Lançamento Baú Literário, Premiação Caminho Verde, Premiação Cascavel - Meu Munícipio, e Premiação Fotografia

19h - Apresentações do Cmei LeonidesEzure, da Escola Municipal Luiz Vianey Pereira, da Escola Municipal Aloys João Mann e da Escola Municipal Diva Vidal.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação/Secom 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.