Meningite: Saúde reforça alerta sobre cuidados e descarta risco de epidemia

De acordo com o secretário de Saúde, Rubens Griep, o Município de Cascavel, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica mantém alerta permanente para doenças e reafirmou que não há risco de epidemia da doença. Segundo ele, em 2018 já foram 45 casos de meningite registrados em Cascavel, sendo três (3) meningocócicas, 13 bacterianas, 19 virais, cinco (5) por pneumococos e cinco (5) na forma não especificada, sendo confirmados dois (2) óbitos provocados pela doença. Ainda segundo o secretário, atualmente, a Vigilância Epidemiológica está monitorando 11 casos suspeitos notificados pelos hospitais na última semana, sendo todos casos leves.

Em 2017
Em 2017, Cascavel teve notificação de 50 casos de meningite, sendo cinco (5) meningocócicas, 14 bacterianas, 28 virais, duas (2) por pneumococos e uma (1) tuberculosa, com registro de dois (2) óbitos. Os números, segundo Griep, mostram a sazonalidade da doença que está presente no cotidiano da população e que com o diagnóstico e o tratamento correto tem solução sem maiores consequências. "Entendemos a preocupação gerada com a repercussão da morte da professora, que todos lamentamos, mas não há motivos para alarme. Redobramos a atenção e fica também o alerta para a população em geral que nos primeiros sinais procure uma unidade de saúde para evitar uma evolução que possa trazer maiores problemas", completou.

O que é meningite?
Meningite é uma doença que o atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas.  Mais frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria. Na meningite bacteriana, geralmente, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta). Já na meningite viral a transmissão fecal-oral é de grande importância, especialmente nas infecções por enterovírus.

Os sinais e sintomas incluem febre alta e persistente, dor de cabeça por vezes insuportável, dor na nuca podendo ocasionar rigidez no pescoço, vômitos, perda do apetite, sonolência, confusão mental, agitação, grande sensibilidade à luz. Pode apresentar ainda manchas no corpo, diarreia, crises convulsivas, coma. As crianças normalmente permanecem quietas, pouco ativas.

É importante saber que algumas pessoas podem transportar essas bactérias dentro ou sobre seus corpos sem estarem doentes. Essas pessoas são chamadas de "portadoras". A maioria dessas pessoas não adoece, mas ainda assim pode espalhar as bactérias para outras pessoas.

Prevenção:
O sistema público de saúde disponibiliza duas vacinas contra meningite: Haemóphylus influenzae do tipo b, administrada nas crianças aos 2 meses, 4 meses e 6 meses; e  Meningite do tipo C (meningo C), aplicada aos 3 meses, 5 meses, reforço com 1 ano. Para adolescentes é administrada uma dose da vacina Meningo C, dos 11 anos aos 14 anos 11meses e 29 dias. A vacina BCG disponibilizada para todos os recém-nascidos previne a meningite tuberculosa. Já a vacina Pneumo 10 previne as infecções causadas por estreptococos.

Outras medidas preventivas importantes:
Lavar as mãos frequentemente: ao chegar do trabalho, antes de preparar, servir ou comer alimentos, depois de usar o banheiro, após auxiliar uma criança a utilizar o banheiro, após trocar fralda, após assoar o nariz, tossir ou espirrar, proteger o nariz e a boca com o braço ao espirrar ou tossir;

Não secar as mãos em toalhas úmidas;
Em local coletivo utilizar de preferência toalhas descartáveis;
Manter o ambiente limpo e arejado;
Alimentos: lavar e desinfetar as frutas e verduras;
Limpar os reservatórios de água de abastecimento com solução clorada;
Utilizar filtro ou bebedouro para água potável;
Desinfetar filtros e bebedouros regularmente com água clorada;
Separar os utensílios de uso individual, em especial das crianças.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.