Fórum do Empreender estimula empresários a refletir sobre competitividade, em Cascavel

Realizado por intermédio da parceria entre o Sebrae/PR, Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) e Sicredi, a quarta edição do Fórum do Programa Empreender chamou atenção pelo conteúdo, tendo como atração principal a apresentação de casos de sucesso de empresas locais. Escolhidos para representar os 44 núcleos empresariais do Programa na Acic, três empresários expuseram suas trajetórias, conquistas e apoio que receberam ao integrar uma entidade de forma associativa.

O encontro aconteceu na última terça-feira (9) e trouxe ao auditório da Acic cerca de 200 empresários “nucleados”, que foram instigados a pensar sobre: “Empreender ou Sobreviver”. “A temática indica para uma reflexão entre os desafios das empresas. Suscitando questionamentos como: empreender e continuar a gestão de negócios por necessidade ou em busca de oportunidades? Crescer ou estagnar? Acelerar ou colocar os pés no freio?”, observa o consultor do Sebrae/PR, Willian Braga Tomaz.

No centro do debate, os empresários Luis Guilherme Moraes Rosa, do Conselho do Jovem Empreendedor; Rejane Martins Pires, do Núcleo Acic Mulher; e Vanderlei Kichel, do Núcleo Setorial de Informática e Telecomunicações/Iguassu Valley. Os empresários compartilharam suas histórias e interagiram sobre temas do empreendedorismo por meio de um talk-show moderado pelo também empresário de Cascavel, Jadson Siqueira.

De acordo com a coordenadora de núcleos da Acic, Dulce Ragazzon, o evento sempre é um encontro especial para a entidade. “O Programa Empreender é o coração da Acic e esse coração só bate por causa dos empresários nucleados. Que os ensinamentos vistos na noite de hoje possam ser aplicados no dia a dia dos negócios de vocês, aprimorando, desenvolvendo e qualificando”, sugeriu. A Acic é referência no Empreender, sendo uma das mais representativas e com o maior número de núcleos ativos no Brasil.

Para Josciano Vieira, que representou o presidente do Sicredi (Luís Carlos Dickel) no evento, a reflexão sugerida para o Fórum foi muito oportuna. “Passamos por um momento diferenciado no País e é fantástico discutirmos esse tema. Hoje, a gestão das empresas precisa ser feita com muito mais energia e dedicação. Outro fator que interfere claramente no crescimento desses negócios é conhecer o sistema cooperativo, que traz muito benefícios não só para quem participa, mas para toda a comunidade.”

Dedicação
Luis Guilherme Moraes Rosa foi um dos casos de sucesso apresentados no 4º Fórum Empreender na Acic. Técnico em animação e curta-metragem, formado em Publicidade e Propaganda em Toledo, escolheu Cascavel para empreender em 2015 e desde então procurou a Acic para integrar-se a um grupo. “Não há tempo nem idade para ser empresário e crescer. Sonhe alto que é a única coisa que não demanda investimento”, assegurou enquanto explanava sobre a trajetória empresarial.

Ele conta que não sabia muito sobre a importância do associativismo, mas sabia que deveria estar dentro da associação empresarial, conforme orientação de um professor ainda no tempo da faculdade. “Entrei pra Acic e comecei a frequentar todos os eventos, mostrar minha cara e minha empresa. Comecei a fazer contatos, muitas vezes, até, pelo simples fato de gerar a curiosidade das pessoas sobre quem era aquele ‘menino’ que parece ‘perdido’ ali?, falavam por eu não ser conhecido e ser jovem”, diz.

Entretanto, ainda com poucos clientes, Luis Guilherme não desistia de se fazer presente. “Mesmo com o estranhamento que gerava, não desistia de comparecer nos eventos, levando, é claro, o pacotinho de cartão (de visitas) que nunca sai do meu bolso. Meu sonho alto, persistência e busca por criar novas relações/conexões com as pessoas, que também acreditam no associativismo, me fizeram esbarrar nas conquistas de hoje, com grandes clientes. Perseverança é o combustível para crescer”, indicou.

A programação do 4º Fórum Empreender também contou com a palestra magna do jornalista, escritor e conferencista Dalmir Sant'Anna, que falou aos empresários participantes sobre vendas e deu dicas sobre os cuidados necessários para tornar o que se vende atrativo e desejável.

Via: Redação/Assessoria Sebrae/PR - Foto: Divulgação

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.