Fibrose cística: prefeito em exercício sanciona lei que institui o "Dia de Conscientização"

A partir de agora, Cascavel terá a cada dia 5 de setembro uma data voltada para ampliar o acesso da população a informações quanto aos sintomas e possíveis tratamentos no combate à fibrose cística, doença também conhecida como mucoviscidose, genética, hereditária, autossômica e recessiva, ou seja, passa de pai/mãe para o filho.

Hoje pela manhã (11) o prefeito em exercício, Jorge Lange, sancionou a Lei nº 6.901, de 9 de outubro de 2018, instituindo o "Dia de Conscientização de Divulgação da Fibrose Cística" no âmbito do Município de Cascavel, na presença de um dos autores da lei, o vereador Policial Madril, que fez a proposição junto com os vereadores Fernando Hallberger, Paulo Porto, Serginho Ribeiro e Pedro Sampaio.

"Trata-se de uma doença séria, que as pessoas pouco conhecem sobre, e que merece atenção especial uma vez que não tem cura, mas com os tratamentos adequados pode-se retardar a progressão", detalhou Lange, salientando que com os tratamentos atuais os pacientes possuem expectativa de vida mais longa do que há alguns anos.

A fibrose cística é causada por um gene defeituoso, que faz com que o corpo produza um líquido anormalmente denso e pegajoso, conhecido popularmente como muco, que se acumula nas passagens respiratórias dos pulmões e também no pâncreas. Os sinais e sintomas da fibrose cística variam de acordo com a idade do paciente. Em recém-nascidos observa-se entupimento do intestino, dificuldade de ganhar peso, tosse com secreção e desidratação sem motivo aparente.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel  - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.