Dia Mundial: Cascavel adere à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

Neste Dia Mundial da Pessoa Idosa, o Município de Cascavel deu mais um passo rumo a tornar uma cidade "Amiga do Idoso", coroando as metas e políticas públicas que estão em andamento visando ao envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável das pessoas que já ingressaram naquela que é denominada "a melhor idade. Cascavel tem hoje 32 mil idosos e trabalha com uma projeção de chegar a 2028 com 100 mil pessoas acima de 60 anos de idade.

Nesta manhã (1), abrindo o mês de atividades que serão desenvolvidas com eles, o prefeito Leonaldo Paranhos, junto com o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior, assinou o requerimento de adesão à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, dando início a uma corrida de ações que precisarão ser vencidas para obter o reconhecimento concedido pelo MDS (Ministério de Desenvolvimento Social), "porque as políticas públicas são importantes para ter uma cidade que reconheça as pessoas", reafirmou o prefeito ao "fazer uma conversa com os cerca de 250 idosos que prestigiaram a abertura das atividades deste mês no Auditório da Prefeitura, quando foram realizadas palestras voltadas aos direitos da pessoa idosa e também dicas para uma melhor qualidade de vida, ministradas pelo diretor da Secretaria de Assistência Social e presidente do Conselho do Idoso, Emílio Martini, e pelo médico cardiologista e geriatra Márcio Couto.

"Tenho aprendido muito aqui na Prefeitura, que há temas que necessitam de maior atenção, e refletido que a rotina está levando as pessoas ao desespero. Precisamos encontrar tempo para as relações, para falar de nós mesmos e para encontrar a felicidade nas pequenas coisas, pois não há nada mais importante que o ser humano. Queremos que a nossa cidade foque sim em obras e políticas públicas, mas buscamos a construção de uma cidade mais humana", continuou Paranhos.

De acordo com o secretário Hudson a Estratégia é, na prática, um processo de integração de políticas públicas para que comunidades e cidades se tornem mais amigas da pessoa idosa. Um dos propósitos centrais da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é promover a integração de políticas públicas formuladas no âmbito federal, assim como a intersetorialidade orientadora da ação local - estadual e municipal, tendo os idosos inscritos no Cadastro Único para programas sociais e, complementarmente, toda a população idosa.

Para conquistar o título de "amigo do idoso", o Município precisa antes vencer as etapas da Estratégia e, a cada uma, receber uma estrela que corresponde a cinco diferentes Selos de reconhecimento concedidos aos municípios, como o Selo Adesão, o qual vencemos hoje (1) ao assinar o termo de adesão e o Selo Plano, que será entregue quando o Município elaborar o diagnóstico e o Plano Municipal da Estratégia. Na sequência, receberá o Selo Bronze, quando transformar o Plano Municipal de Estratégia em Lei; o Selo Prata, assim que realizar ações pré-definidas e de escolha livre e, por último, o Selo Ouro, igualmente realizando ações pré-definidas e de escolha livre.

"As ações estão pautadas no Protocolo de Vancouver, um documento resultante de reunião realizada no âmbito da OMS em 2006 no Canadá, e que orienta a consulta aos idosos, cuidadores e prestadores de serviços à população idosa em relação a oito aspectos da vida", detalhou o secretário. Esses oito eixos enfocam as áreas de circulação e prédios públicos; transporte; moradia; participação social; respeito e inclusão social; participação cívica e emprego; informação e comunicação; apoio comunitário e serviços de saúde.

FeliCidade do Idoso

Ainda como parte das atividades do mês do idoso, várias ações estão sendo programadas para este mês. A maior delas ocorrerá no dia 25 de outubro, com mais um FeliCidade do Idoso, no Parque de Exposições.

Via: Portal do Município de Cascavel- Foto: Vanderlei Faria
Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.