Com ginásio lotado e muita animação, Chopinzinho celebra abertura da final B dos JOJUPS

A cidade de Chopinzinho foi palco, na noite desta quinta-feira (11), da cerimônia de abertura da fase final divisão B dos 31º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS). No Centro Esportivo Municipal Deonisto Debona, os representantes de 87 municípios desfilaram com suas delegações para o público e autoridades presentes, incluindo o Secretário de Estado do Esporte e do Turismo, João Barbiero. Após a realização do juramento e do acendimento da pira olímpica, com o fogo simbólico, o prefeito da cidade, Alvaro Scarlo, decretou o início da competição.

Também na solenidade, foi prestada uma homenagem póstuma ao jornalista Marcelo Flessak, que durante muitos anos dedicou seu trabalho ao esporte paranaense. Os jogos deste começarão na manhã desta sexta-feira (12) e se estenderão até o dia 17. Estarão em disputa nove modalidades, sendo elas: basquete, futebol, futsal, handebol, handebol de praia, skate, voleibol, vôlei de praia e xadrez. A divisão B dos JOJUPS reúne atletas, do sexo masculino e feminino, nascidos entre os anos 2001 e 2003, com exceção do xadrez que conta com participantes de 2001 a 2005.

Secretário João Barbiero ressalta valorização do esporte na juventude “é nossa missão incentivar e estimular”

Prestigiando a abertura da fase final divisão B dos 31º JOJUPS, o Secretário de Estado do Esporte e do Turismo, João Barbiero, discursou para os jovens atletas e reforçou a importância do incentivo a prática esportiva.

“Pela abertura, já dá para se ver, que estes jogos terão uma energia contagiante. Hoje aqui com o ginásio lotado, mais de 80 cidades participando, é um sinal da valorização do esporte, no trabalho que o governo do estado tem feito em parceria com os municípios. É nossa missão estimular e incentivar, e fazer com que o esporte seja cada vez mais praticado, e que nossos jovens comecem a entender cada vez melhor a importância do esporte na vida deles”, conta Barbiero.

O secretário também contou com entusiasmo a felicidade em trazer uma competição tão importante para a cidade de Chopinzinho, que localizada no sudoeste do estado, possui uma população de aproximadamente 20 mil habitantes. “Essa é uma vontade da própria governadora, Cida Borghetti, e uma vocação da secretaria. Em uma quadra de esporte somos todos iguais, todos temos a mesma capacidade. Não interessa o tamanho que seja a sua cidade, o que importa é a vontade de praticar o esporte e conquistar seus resultados”, destaca Barbiero.

Atletas de Chopinzinho participam de momentos importantes da cerimônia

Duas atletas da cidade de Chopinzinho viveram momentos especiais durante a cerimônia de abertura dos 31º JOJUPS. A jogadora de vôlei, Gabriela Gagliassi, que defenderá as cores da cidade na competição deste ano, conduziu o fogo simbólico no ginásio e foi a responsável por acender a pira. Já a jogadora de handebol, Amanda Claudino de Andrade Oldoni, realizou o juramento dos atletas.

Instantes antes de entrar com a tocha em mãos, Gabriela Gagliassi não escondeu a alegria e ansiedade em viver um momento tão importante em sua cidade. “Para mim é muito especial. Há seis ano eu não defendo as cores de Chopinzinho, estou muito contente em poder voltar a competir pela minha cidade. A expectativa está muito grande”, conta a jogadora.

Com um pouco mais de experiência, Amanda de Andrade, já foi campeã mundial de handebol com a seleção brasileira, em 2013, e nesta cerimônia de abertura teve o privilégio de conduzir o juramento dos atletas. Para Amanda, estar ali é também reviver muitas histórias do início da carreira. “Hoje para mim é um privilégio ter essa oportunidade. Primeiro por relembrar a minha infância nos jogos da juventude, de quando eu comecei, todo esse campeonato, toda essa preparação de abertura para os jogos e hoje é uma honra maior ainda ser alguém que faça o juramento. Quando eu era pequena eu ficava admirada com quem ia para a pira e quem fazia o juramento e hoje para mim é muito gratificante”, relembra com emoção Amanda.

Jornalista Marcelo Flessak é homenageado durante cerimônia de abertura

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi reservado para a homenagem póstuma a Marcelo Flessak. O jornalista, que durante muitos anos não mediu esforços em colaborar com os jogos organizados pela secretaria do estado, faleceu neste ano e deixou para sempre sua marca nas competições. Em homenagem, a filha Marineli e a neta Nicole Flessak, receberam em mãos o troféu disciplina, que neste ano será em sua condecoração.

“Todas essas homenagens são muito importantes para elevar o nome do meu pai, pois tudo que ele amava era a família e trabalhar nos jogos. Então nós recebemos estas homenagens com muito carinho e gratidão, meu pai amava estar com vocês, amava se sentir parte de tudo isto. Para ele estar nas competições significava estar feliz, com certeza onde ele estiver agora ele está muito contente e torcendo pelo trabalho de vocês”, conta Marineli, que também agradeceu em nome da irmã Thaís.


Via: Redação/Assessoria JOJUPs/Guilherme Becker - Foto: Thaise Oliveira/SEET-PR

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.