Alunos do CMEI Leonardo Chevinski adotam canteiro na Horta do Jardim Brasilia

Uma aula diferente. Hoje (05), alunos do CMEI Leonardo Chevinski, do Jardim Brasilia II , Território Cidadão V, estiveram na horta instalada ao lado da instituição, para aprender na prática como se desenvolvem as plantas. A horta é uma das 32 já implantadas no município, pelo programa Agricultura Urbana.

De acordo com o Gestor do Território Cidadão, Algacir Portes, este é um trabalho muito importante, porque a comunidade precisa ser envolvida. "E, as crianças estão aprendendo desde cedo a importância do meio ambiente e do cultivo de alimentos saudáveis. Através delas nós vamos alcançar os adultos. É um trabalho que vai gerar resultados a longo prazo, mas é o começo de uma mudança".

A Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil, Elaine Margarida Comissio, disse que, esta atividade faz parte do currículo escolar que vem sendo desenvolvido com as crianças desde o início do ano.  "Dentro da escola nós já plantamos flores, ervas medicinais, árvores,  frutíferas e alguns temperos" . Para desenvolver as atividades com os alunos, os professores do CMEI, fizeram um amplo trabalho de coleta de folhas, flores e sementes e trabalharam em sala de aula as diferenças e texturas das plantas. "Agora na prática, nosso alunos irão aprender como se desenvolvem as plantas do plantio à colheita", completou Elaine.

O Gestor do território Cidadão, disse também que as crianças só irão à horta acompanhados dos professores e com autorização dos pais. "Queremos que elas aprendam e as famílias fiquem tranquilas em relação aos filhos".

Para esta atividade extra classe, a direção pedagógica do CMEI Leonardo Chevinski, desenvolveu um cronograma de trabalho que prevê a ida à horta três vezes por semana. "Tempo necessário para as crianças acompanharem o desenvolvimento das plantas e regar o canteiro. Para isso nós compramos mini regadores para atender as necessidades dos nossos alunos", informou Elaine.

O CMEI Leonardo Chevinski, tem ao todo 86 alunos e 17 deles com idades que variam de 3 a 4 anos serão os "cuidadores" da horta. No último mês de agosto, junto com o prefeito Leonaldo Paranhos, os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil do Jardim Brasilia II e os professores estiveram na horta para fazer a primeira colheita de verduras e legumes. Atualmente a horta está produzindo mandioca, beterraba, couve, agrião, feijão, cebolinha, salsinha, alface, entre outras verduras e legumes. A Associação de Moradores do Jardim Brasília, liderada por Clemildo Moreira, é a responsável pela manutenção do espaço, que antes era um depósito de lixo e entulho.

"Depois que o dono do terreno, autorizou o plantio de verduras e legumes, o terreno além de produzir alimentos passou a oferecer mais segurança para os moradores, uma  vez que foi todo limpo e está sempre cuidado" disse Moreira.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.