Alunos da escola Municipal Mário Pimentel de Camargo desenvolvem projeto "Conhecendo Cascavel"

"Conhecendo Cascavel", este é o nome do projeto que alunos de 8 e 9 anos, dos 4º anos A e B da Escola Municipal Mário Pimentel de Camargo, no Bairro Santos Dumont em Cascavel desenvolveram. O projeto foi feito  a partir dos estudos realizados sobre o Município de Cascavel. Usando materiais recicláveis como garrafas pet, papelão, isopor, cola e tinta, eles construíram maquetes que representam os pontos turísticos de Cascavel, que englobam prédios dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, praças, Museu, Teatro Municipal e Lago. O conteúdo dos trabalhos abrange eixos das disciplinas de História e Geografia, preconizados no currículo escolar.

Os alunos foram orientados pelos professores Renato Domingues e Gilson Pereira, a construir uma maquete para representar graficamente a paisagem natural e cultural, bem como as transformações ocorridas ao longo do tempo, seu espaço e a situação econômica, social e cultural da nossa região. De acordo com o professor  Renato, já existe um projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semed) onde os alunos participam de uma aula de campo, conhecendo os principais pontos turísticos do Município e foi a partir deste projeto da Semed, que surgiu a ideia de representar através de maquetes estes locais.

Após a construção, as maquetes foram apresentadas pelos alunos em sala de aula e expostas no pátio da escola, para que os demais estudantes e professores pudessem conhecer o trabalho desenvolvido. "Sempre busco relacionar com os alunos a teoria e a prática, procurando novas metodologias que visam a melhor compreensão do conteúdo e de desenvolvimento dos mesmos, tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas", disse o professor.

A Diretora da escola Municipal Mário Pimentel de Camargo, Alecxsandra Zaffari, destacou a importância da participação dos pais, no desenvolvimento do projeto junto às crianças. "Os pais estiveram com eles o tempo todo, em casa, ajudando a fazer as maquetes. Eles não mediram esforços para a realização do trabalho."

 Desde o início do ano, a direção da Escola Municipal Mário Pimentel de Camargo junto com os professores vem propondo a realização de projetos com a temática que envolve ludicidade, tais como: Contações de história, apresentações teatrais e musicais, atividades motoras e exposições. "Sempre buscando, despertar nos alunos o gosto em aprender, e com isso estamos notando que, de um modo geral, eles estão apresentando um grande avanço no processo de ensino e aprendizagem", disse o professor Renato Domingues e a diretora da  escola concluiu falando que "conhecendo in loco estes espaços, as crianças adquirem mais segurança para falar sobre o tema abordado ".

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel  - Foto: Divulgação/Secom

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.