Unicoop promoveu curso que ensina como dirigir com mais cuidado e economia

Dicas simples fazem enorme diferença para dirigir com mais cuidado e com economia na cidade e em rodovias. Essa é a síntese de treinamento realizado pela Unicoop (Universidade Coopavel) e Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), dias atrás em Cascavel. Colaboradores da cooperativa tiveram acesso a orientações em curso dirigido pelo máster drive Anderson Moraes, ligado a uma empresa de Maringá especializada no assunto.

O treinamento uniu conteúdos práticos e teóricos para ampliar a retenção das informações passadas, diz Anderson. “Boa parte do que foi apresentado em sala de aula foi confrontado pelos inscritos com a rotina de dirigir. A experiência é uma aliada determinante na fixação de conteúdos e para fazer com que pequenos hábitos sejam incorporados à pilotagem”. Um dos capítulos que mereceram mais atenção foi o da direção defensiva, prática que ganha impulso diante de números cada vez maiores de acidentes, feridos e mortos.

Uma das dicas mais relevantes, segundo Anderson, está associada ao fato de o condutor entender sua responsabilidade e o seu papel no trânsito. “O motorista precisa cuidar dele, mas também do outro. Por isso, deve trafegar seguindo atentamente as normas do Código Brasileiro de Trânsito”. A velocidade máxima precisa ser respeitada, bem como a sinalização e o uso de recursos facilitadores de comunicação, como de setas em convergências. A economia, por sua vez, é obtida evitando levar o motor a altas rotações e mantendo os pneus calibrados – calibragem deve ocorrer, em média, a cada 15 dias.

Embora muitos não saibam, há limite de velocidade também nas estradas rurais, onde o máximo permitido são 60 km/h. Além de direção defensiva, os alunos foram orientados sobre manutenção preventiva, como troca de óleo e filtros no prazo recomendado, e ajustes técnicos antes de colocar o carro em movimento. “O cinto é um acessório indispensável, mas os motoristas precisam verificar os retrovisores e a posição do banco para que a pilotagem ocorra com o máximo de segurança”, afirma Anderson.

Via: Redação/Assessoria Coopavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.