Programa Top Loja muda perfil de empresários do comércio, em Toledo

Empresários de Toledo, na região Oeste do Estado, estão inovando, oferecendo novas experiências aos clientes e mudando a forma de enxergar o consumidor. Tudo isso está sendo possível ao participar do Programa Top Loja – Confecções e Acessórios, iniciativa do Fecomércio PR e Sebrae/PR. Há um ano e meio, 24 empresários participam do programa, que é considerado excelência na capacitação de lojistas, tornando as empresas ainda mais competitivas.

A empresária Mariana Hofstaetter da Silva, da DiBambini, ampliou recentemente sua empresa e aproveitou para inovar e oferecer novas experiências aos clientes. “O Top Loja nos permitiu aprofundar nossos conhecimentos e transformou minha vida como empresária. Só tivemos a segurança de expandir por conta do programa”, diz Mariana, ao frisar que estimativa é aumentar o faturamento em 50% no período de cinco meses. A empresa que, antes tinha 90 metros quadrados, mudou para um imóvel com 400 metros quadrados, com espaço kids e teen - com piscina de bolinhas e jogos eletrônicos-, fraldário e um local para que as clientes possam amamentar. O layout da loja também foi modificado por meio do Sebraetec, que oferece subsídios de até 80% nos custos de projetos.

“São mudanças simples, mas que ajudam a melhorar a experiência dos clientes e aumentam o tempo de permanência dentro da loja”, diz a empresária. Além das ações isoladas, a empreendedora e os demais 24 empreendedores que participam do programa Top Loja, em Toledo, também estão focando no associativismo e pretendem criar o Núcleo da Moda, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), tornando a cidade referência em moda.

A responsável pela gestão das empresas Valentinn e Spaço da Moda, Nayara Camillo, também acredita que o Programa Top Loja ajudou a implementar diversas mudanças com relação ao controle de estoque, fluxo de caixa, RH e vendas. “Há uma organização mais efetiva do que é e como é comprado e também da forma como está sendo exposto”, diz. Segundo ela, o cliente também é visto de uma forma especial, com espaço para assistir televisão, consumir água, café e mate. “Implementamos o sistema de cadastro dos clientes para que possamos estreitar o relacionamento com os mesmos”, pontua. Ainda conforme Nayara, o Spaço da Moda será reformulado em breve com recursos do Sebraetec.

Com o objetivo de aumentar o tempo de permanência dos clientes dentro da loja e oferecer um atendimento ainda mais personalizado, a empresária Mari Mocelin, da Mocelinas, mudou as cores dos provadores e ainda oferece um serviço de consultoria em estilo e corpo. As mudanças também ocorreram com relação à vitrine, que ficou ainda mais atrativa, e com o marketing da empresa. “São mudanças pequenas, mas que trazem resultados efetivos e que fazem nossos clientes nos ver com outros olhos”, diz. Outra novidade que será implantada nos próximos meses, conforme a empresária, é a possibilidade de o cliente comprar via online. “Vamos apostar também no e-commerce para ampliar as vendas”, comemora, ao frisar que o Programa Top Loja está sendo um importante aliado na tomada de decisões.

Para a consultora do Sebrae/PR, Deborah Steiner Franca, o Top Loja dá mais segurança aos empresários. “É um programa que trabalha a gestão dos negócios e que mostra as possibilidades de crescimento, como se posicionar e ganhar mercado, os novos modelos de atendimentos existentes, a alternativa do e-commerce e as estratégias existentes para fortalecer o segmento”, considera a consultora.

Ainda conforme Deborah, o empresário que se prepara melhor consegue tomar decisões mais assertivas. “Com a estratégia clara é possível inovar, expandir a empresa e conquistar mais mercado. O programa dá subsídios para os empresários, com diversas capacitações na área da gestão, com acompanhamento mensal de indicadores, cursos na área de pessoas, sobre o papel do líder frente à organização, sobre a junção do varejo digital e físico, entre outros temas”, complementa Deborah.

O assessor de presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, reforça que a principal característica do Top Loja é dar condições para que os empresários, através das ferramentas que são disponibilizadas, tomem decisões que gerem os melhores resultados. “Entendemos que o programa é praticamente uma pós-graduação em varejo, com foco em uma determinada atividade econômica. Notamos mudanças significativas no perfil empresarial dos participantes, que ficam mais seguros em tomar decisões e aplicar os conhecimentos que são repassados”, conclui.


Via: Redação/Assessoria Sebrae/PR - Foto: Divulgação

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.