Prefeitura firma parceria com Celepar

No dia 04 de setembro, técnicos da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná - CELEPAR, estiveram na Prefeitura de Cascavel reunidos com os técnicos da Divisão de Informática da Secretaria de Planejamento e Gestão, para afinar os detalhes da parceria firmada com o Município, que visa a modernização, agilidade e segurança do sistema computacional do governo municipal.

 Essa parceria versa sobre a migração dos dados do município para "NUVEM" da CELEPAR, e ainda, sobre o assessoramento especializado da Companhia na área de projetos de tecnologia, em especial na migração dos servidores e posteriormente em novas inovações tecnológicas.

"O Município possui atualmente estrutura de datacenter própria, porém necessita de expansão e melhorias na infraestrutura tecnológica e física. Desta forma, após estudo das diversas tecnologias e formas de contratação do serviço ou até mesmo da aquisição de novos equipamentos optamos pela contratação da solução em nuvem, o que trará maior segurança no armazenamento de dados e garantirá a evolução tecnológica contínua", explicou Edson Zorek, Secretário de Planejamento e Gestão.

Ele acrescenta dizendo que "esta parceria entre o Município de Cascavel e a CELEPAR alinha-se diretamente com a atual gestão que busca segurança dos dados municipais, modernização e inclusão de novas tecnologias a fim de promover transparência e agilidade para o contribuinte.

Ainda de acordo com a Divisão de Informática da Prefeitura de Cascavel, a migração de todos dos dados do Município para o DataCenter da CELEPAR deve ser concluída em até dois anos.

O DataCenter, é responsável por guardar todas as informações e dados do município de Cascavel. O Secretário Edson Zorek, informou que o atual DataCenter, será mantido para efeito de backup, será revitalizado e usado pelo governo municipal. "A prefeitura não tem como acompanhar os avanços tecnológicos. A evolução é rápida e grande e correríamos o risco de, em um ano, no máximo, estarmos com um sistema desatualizado".

O contrato com a CELEPAR foi assinado no dia 23 de julho deste ano e publicado no dia três de agosto. O processo de migração será gradativo, por questões técnicas. "Vamos ter um link de dados exclusivo para ligar a prefeitura e CELEPAR e o serviço de Datacenter será pago conforme for utilizado (gradativamente conforme a migração dos dados"), disse o Secretário de Planejamento e Gestão.

Os técnicos da Divisão de Informática da Secretaria de Planejamento e Gestão informaram ainda que, o município sofre ataques diários, por isso é necessário que se faça investimentos no setor de informática que dá suporte a toda administração municipal. "Se perdermos nossos dados, a prefeitura para. Os danos são imensuráveis.", ponderou Zorek.

Ele completou dizendo que o município investiu em filtros (firewall) para prevenir ataques, controle de conteúdo e acessos e também em anti-vírus e em correio eletrônico (e-mail), visando mais segurança ao município. "A Tecnologia em Informação está desburocratizando a administração municipal para facilitar a vida dos munícipes e para desburocratizar é preciso investir" explicou Edson Zorek.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.