Paranhos recebe o ministro da Educação, que confirma liberação de R$ 5 milhões para dois novos Cmeis

O prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária de Educação, Márcia Baldini, recepcionaram nesta manhã (29) no auditório da Prefeitura de Cascavel o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, que junto com o coordenador do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Júlio Viana, veio à nossa cidade para confirmar e autorizar um investimento de mais R$ 5 milhões na educação básica, "recursos que vêm para auxiliar a concretizar uma das nossas prioridades em Cascavel, que é a Educação", reafirmou o prefeito, ao citar os avanços que o Município vem conquistando nesses últimos 21 meses.

Paranhos reafirmou que está comprometido com a cidade como um todo, em todas as áreas, contudo, entende que Educação não se restringe a ser uma prioridade no campo das metas, mas sim, "uma decisão administrativa", uma vez que requer gestão. "E nós, ministro,  queremos uma nova metodologia, um novo tratamento do Poder Público com este setor fundamental, com o qual temos uma dívida; temos um grupo excepcional de servidores da Educação, que sempre honrou até aqui os compromissos, mas queremos avançar e retribuir muito mais, pois sabemos que uma mãe quando deixa um filho na escola quer um tratamento adequado e, muitas vezes, os pais empurram para os professores a função de educar o que poderia ser ensinado em casa, e isso aumenta a nossa responsabilidade", contextualizou o prefeito ao explicar aos visitantes e demais autoridades, professores, diretores e cidadãos que prestigiaram o ato, "que a administração trabalha com duas frentes na Educação: uma cuidando da estrutura física e, a outra, enfocando a qualidade do atendimento aos servidores e aos 31 mil alunos da rede".

O ministro autorizou a liberação do repasse de recursos federais de obras do PAR (Programa de Ações Articuladas), que serão destinados à construção de duas unidades de Educação Infantil em Cascavel. Os Cmeis, segundo a secretária Márcia Baldini, serão edificados no Loteamento Siena, entre o Santos Dumont e Santo Onofre, e no Jardim Maria Luiza e contarão com contrapartida do Município. Juntas, as novas unidades têm capacidade para atender 752 crianças, em dois turnos, com 376 em período integral, garantindo o acesso da população à educação pública de qualidade.

"Se queremos ser um País sério, precisamos de fato priorizar a Educação", ponderou o ministro Rossieli, elogiando os bons resultados do Ideb em Cascavel, os investimentos que já ultrapassam a casa dos 322 milhões em 21 meses, a participação da nossa secretária de Educação na vice-presidência da Undime, e a decisão da administração de priorizar a Educação, e demonstrou surpresa ao ver um pai de aluno compondo a mesa de honra e defendendo a educação de qualidade no pronunciamento, como fez Lorimar Robson, da APMF da Escola Anibal Lopes, que também integra o Conselho do Fundeb; e o pronunciamento motivado da diretora do Caic I, Escola Dulce Andrade Siqueira Cunha, Elizangela Zaniolo.

"Em dois meses como ministro rodando o Brasil, é a primeira vez que vejo um pai na mesa de honra e fico feliz que aqui as famílias estão fazendo parte da gestão. É nos primeiros mil dias de uma criança que se define muito do que ela será na vida toda, por isso o papel da educação de base é fundamental. É dela que podemos ter esperança para a continuidade (...). Não podemos olhar para traz ou ficar parados, pois não temos tempo a perder; vejo aqui uma cidade que nos orgulha por estar dando um salto de qualidade justamente na educação fundamental", acrescentou o ministro, lembrando que "nosso Ensino Médio está falido; dos 3,5 milhões de estudantes que ingressam no Ensino Médio ao ano, apenas 1,7 milhão concluem essa fase escolar; além disso, desses estudantes, apenas 4% dominam o conteúdo de matemática e, o que é mais triste, apenas 1,6% os conhecimentos em Língua Portuguesa, por isso acredito que a transformação tem que começar pela base", reafirmou Rossieli.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.