Leitura: diversão para toda a família

Criança adora o mundo da imaginação e é por este motivo que a literatura é tão importante já na primeira infância, hábito que quando despertado desde cedo, promove inúmeros benefícios no desenvolvimento dos pequenos. No Cmei Anita Botelho Coginotti, do Bairro São Cristóvão, o projeto 'Hora da Leitura' tem feito sucesso entre os alunos, principalmente pelo fato de proporcionar à criança a interação com a família sobre as experiências que obteve por meio dos livros.

De acordo com um cronograma predefinido pelos professores, uma criança de cada turma é contemplada periodicamente para levar para casa uma 'sacolinha da leitura'. A sacola, decorada com carinho pela equipe do Cmei, vem com um livro de literatura infantil apropriada para a idade de cada aluno, um caderno de desenho para que a criança registre o que aprendeu da história, e um diário para que os pais e responsáveis que fizeram a leitura com a criança registrem como foi a experiência.

A equipe escolar orienta que os responsáveis pelo aluno reservem ao menos quinze minutos para ler com a criança, de preferência antes de colocá-la para dormir. De acordo com a direção e os professores, o objetivo do trabalho é ampliar ainda mais a interação entre pais e filhos, tendo em vista que quando um adulto lê para uma criança, além de oferecer cuidado e carinho, ainda contribui para estimular este hábito tão saudável que é o da leitura.

Na orientação que é encaminhada aos pais quando a criança recebe a sacolinha da leitura, a equipe do Cmei ainda destaca que este hábito amplia o vocabulário, as ideias e a opinião da criança, possibilitando a geração de novos conhecimentos acerca do mundo e das pessoas, principalmente no momento em que vivemos, quando os momentos de lazer de muitas crianças resumem-se ao uso de celulares, computador e videogame.

O projeto é a alegria das crianças e a prova disso são os registros feitos pelos pais no diário. Kelly Milene Maciel, que é mãe da Beatriz Maciel Rosbach, do Pré I A, relata a satisfação da filha em receber novamente a sacola de leitura. "A Beatriz ficou muito feliz em mais uma vez poder levar para casa a sacola da leitura. No caminho para casa ficou falando o tempo todo e chegando já queria fazer a leitura", conta.

A diretora do Cmei, Indialara Taciana Rossa, reforça a importância do projeto no desenvolvimento da criança, lembrando que mesmo as crianças do berçário também participam do projeto. "Compreendendo que o hábito da leitura deve ser incentivado desde a formação da criança, ainda no ventre da mãe. Observar os alunos e os pais saírem do Cmei com a sacola da leitura e ler os relatos explícitos no caderno reforça o papel da escola que é o acesso ao conhecimento científico e o enriquecimento intelectual dos alunos", conclui.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.