IBM lança aplicativo para avaliação instantânea do solo

Avaliar o solo é um dos principais componentes para uma boa produtividade. Essa avaliação, utilizada por grandes produtores que têm, em geral, uma equipe técnica para desenvolvê-la, agora estará à disposição de pequenos e médios produtores. E com uma vantagem: resultado instantâneo.

É o que promete a IBM, que lança hoje (5) um sistema de avaliação que, por meio de um aplicativo no celular, permitirá ao produtor avaliar o tipo de solo que tem e a necessidade de eventuais correções.

Segundo Ulisses Mello, diretor do laboratório de pesquisa da IBM Brasil esta ferramenta, denominada AgroPad, permite a análise química em tempo real, usando-se a Inteligência Artificial.

Para o diretor da empresa, uma gota de água ou amostra de solo é colocada no AgroPad, um dispositivo de papel do tamanho de um cartão de visita. O chip microfluídico do cartão realiza a análise da amostra química em poucos segundos.

Um conjunto de círculos no verso do cartão aponta a quantidade de elemento químico na amostra. Em seguida, basta o produtor utilizar o celular com o aplicativo para fotografar o cartão de papel e terá o resultado do teste químico.

A IBM disponibilizará o sistema, que também poderá ser utilizado por grandes produtores, por meio de parcerias com cooperativas, associações e indústrias de insumos do setor.

“É uma ferramenta exploratória saindo de pesquisas”, diz Mello.

Os detalhes de custo, que a empresa promete ser baixo, e das parcerias ainda estão sendo avaliados.

Via: Redação/Folha de São Paulo - Foto: Divulgação

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.