Em vigor: Lei Municipal garante ações de prevenção ao suicídio em setembro

O município de Cascavel conta, desde outubro de 2017, com uma lei específica para garantir atividades e ações de prevenção ao suicídio dentro da Campanha Setembro Amarelo. A medida, consolidada pela Lei Municipal nº 6768/2017, de é de autoria do vereador Fernando Hallberg,

A lei propõe a realização de atividades a cada ano para tratar do assunto e um dia específico – 10 de setembro – como marco de um grande trabalho de prevenção ao suicídio.

O tema, considerado tabu nas famílias, escolas e também na imprensa, deve ser debatido com foco na prevenção. “É possível evitar o suicídio, desde que a fiquemos atentos aos sinais demonstrados pela nossa família, nossos amigos e colegas, encaminhando para que possam encontrar ajuda especializada”, defende Fernando Hallberg.

Psiquiatras alertam para os principais fatores de risco: 90% das vítimas apresentam pelo menos um transtorno psiquiátrico, especialmente a depressão. Além disso, alcoolismo e uso de drogas, esquizofrenia; questões sociodemográficas, como isolamento social; psicológicos, como perdas recentes; e condições clínicas incapacitantes, como lesões desfigurantes, dor crônica e neoplasias malignas são também considerados fatores importantes de risco.

O município de Cascavel já tem uma rede funcionando e trabalha de forma intersetorial, envolvendo desde a atenção básica nas UBSs, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) até o atendimento especializado de psiquiatria e psicologia.

Via: Redação/Assessoria de Imprensa/CMC - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.