Agricultura Urbana: parceria com Rotary garante produção no Jardim Interlagos

No próximo sábado ( 15), às 09h , na Escola Municipal Francisco Vaz de Lima, no Bairro Interlagos (Território Cidadão II), a prefeitura de Cascavel, através do Território Cidadão e o Rotary Clube Cascavel União, estarão entregando para a comunidade a horta implantada no interior da Escola. A horta integra o programa de Agricultura Urbana, que visa a ocupação de terrenos públicos com o plantio de verduras, legumes, plantas medicinais e aromáticas. Atualmente 32 hortas estão implantadas no perímetro urbano de Cascavel. Nos locais onde antes havia mato e entulho, agora a população colhe verduras e legumes fresquinhos.

Horta  do Interlagos
A parceria firmada entre a prefeitura de Cascavel, através do Território Cidadão  e o Rotary Clube Cascavel União, resultou na implantação de uma horta do programa Agricultura Urbana no Jardim Interlagos, (Território Cidadão II) , na Escola  Municipal, Francisco Vaz de Lima. Os trabalhos de preparo do solo, cercamento,  encanteiramento foram iniciados ainda no mês de julho, durante as férias escolares. O terreno com cerca de 700 metros quadrados já está recebendo mudas e sementes de verduras legumes que vão reforçar a merenda escolar e a alimentação das famílias.

Além das verduras e legumes, a área vai contar também com o plantio de ervas medicinais, aromáticas e frutíferas oriundas da horta municipal. O reservatório de 20 mil litros existente no pátio da escola, vai captar água da chuva que será usada na irrigação dos canteiros, através do sistema de gotejamento.

Toda a área foi cercada com palets que foram conseguidos através de doação, o Rotary Clube Cascavel União, investiu R$ 6,5 mil na aquisição de materiais e equipamentos necessários para a produção de alimentos.  De acordo com o Técnico Agrícola Patrick Tristacci, além deste parceiro,  também a APPS ( Associação de Pais , Professores e Servidores) abraçou o projeto que vai beneficiar  1.026 alunos.

Trinta famílias  assistidas pelo Rotary através do programa Banco de Alimentos,  famílias cujos filhos estudam na escola Municipal , Francisco Vaz de Lima  e algumas que moram na comunidade ficarão responsáveis pelos cuidados com a horta da Escola Francisco Vaz de Lima. " A ideia é fazer com que elas se dediquem pelo menos uma hora do dia a este projeto. Estas famílias já são atendidas pelo Rotary e agora  elas precisam dar sua contrapartida", explicou Emilio Martini, um dos responsáveis pelo programa.

Atualmente, há 32 hortas implantadas  no perímetro urbano de Cascavel. E, delas as famílias já estão usufruindo da produção. No Jardim Brasília, no último dia 28 de agosto, o prefeito Leonaldo Paranhos esteve no local, onde participou com as crianças da primeira colheita de verduras e legumes. a horta está produzindo couve, alface, agrião, feijão, entre outros alimentos.


Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação/Secom

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.