Seminário marca os 20 anos da Educação do Campo em Cascavel

Ela é diferente em quase tudo, começando pelo capricho na decoração típica, passando pelo aroma e pelo sabor do café colonial fruto da partilha das comunidades às quais as escolas pertencem, passando pela coragem de driblar as peculiaridades de cada região. Assim é a educação do campo, que tem até mesmo um evento próprio, agora tornado anual por decreto assinado esta noite (30) pelo prefeito Leonaldo Paranhos e pela secretária de Educação, Márcia Baldini, que passa a ser obrigatoriamente a cada ano, entre os meses de agosto e outubro em nossa cidade. É o Seminário de Educação do Campo da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, que foi aberto agora à noite (30) e continua nesta sexta-feira (31), o dia todo, no auditório da Prefeitura, enfatizando os “Avanços e Desafios desses 20 anos de Educação do Campo” em Cascavel.

"Este evento é um dos compromissos que temos com a educação, e mais especificamente, com a educação que queremos para o interior. Queremos um novo conceito; queremos uma escola na zona rural com a mesma qualidade da cidade. É isso que as nossas crianças e os nossos servidores que lá atuam merecem", reafirmou Paranhos durante a abertura, dizendo que "iria dizer que sou um homem realizado; mas ainda não sou; mas posso dizer que sou muito feliz e agradecido porque temos avançado muito. Quero pedir desculpas a vocês por tudo o que o Município deixou de fazer até agora [ao longo de décadas e gestões] e dizer que vamos continuar construindo novos conceitos e trabalhando para melhorar a vida das pessoas".

Além de assinar o decreto que estabelece a continuidade do seminário que enfoca uma importância personalizada à educação do campo, o prefeito também autorizou, junto com a secretária, a implantação de grupos de estudos para que os professores do interior possam começar a escrever a história dessa educação, "atendendo a um anseio grande, de registrarmos e documentarmos a história de Cascavel", lembrou Marcia, para quem esta modalidade de ensino e o processo de construção da Educação do Campo no Brasil e em Cascavel, tem um papel fundamental, assim como um processo histórico e político de grande importância a partir das lutas dos povos, permitindo assim avanços e conquistas, tanto legais quanto políticas e pedagógicas.

Hoje Cascavel conta com dez escolas do campo, nas quais estudam 1.292 alunos, atendidos por 245 servidores, entre professores e demais funcionários. Essa comunidade escolar, composta por pelo menos 300 pessoas, incluindo os pais que integram as APPSs, é o público-alvo do seminário, que teve como palestra de abertura "A Educação do Campo e as Práticas Pedagógicas" com a professora-doutora Maria Isabel Farias, da Universidade Federal do Paraná.


Programação desta sexta (31)
8h às 8h15 - Coffee Break
8h15 às 8h30 - Apresentação Cultural – Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares.
8h30 às 11h15 - Palestra: Educação do Campo - Concepção e Legislação
Ministrante: Profª Dra. Janete Ritter - Unioeste - Campus de Cascavel - PR
- Relatos de Experiências:
- Profª Mestre Maristela Solda - Professora da Rede Pública Municipal de Ensino, atualmente Diretora da Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares.
- Prof. Esp. Josnaldo de Lima Teixeira - Professor da Rede Pública Municipal de Ensino, atualmente Coordenador da Escola Municipal Tomaz Antonio Gonzaga.
10h30 às 10h45 - Apresentação Cultural – Escola Municipal do Campo Tereza Périco Bernardini.
11h15 às 11h30 - Debate
11h30 - Encerramento
13h30 às 13h45 - Apresentação Cultural – Escola Municipal do Campo Carlos de Carvalho.
13h45 às 16h15 - Palestra: Dossiê da Realidade do Entorno da Escola do Campo: Implementação e Aplicação.
Ministrante: Profª. Dra. Cecilia Ghedin - Unioeste - Campus de Francisco Beltrão- PR
- Relatos de Experiências:
- Profª Esp. Leonide Pereira - Professora da Rede Pública Municipal de Ensino, atualmente Diretora da Escola Municipal do Campo Carlos de Carvalho.
- Profª Elisabete Maria ToffoloZorzi, Agente Educacional II. Formada em Pedagogia, atualmente Diretora da Escola Estadual do Campo São Salvador.
- Profª Izabel dos Santos Meurer Ribeiro - Professora da Rede Pública Municipal de Ensino, atualmente Diretora da Escola Municipal do Campo São Francisco de Assis.
15h30 às 15h45 - Apresentação Cultural – Escola Municipal do Campo São Francisco de Assis.
16h15 às 16h30 - Debate
16h30 às 17h - Coffee Break e Encerramento.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.