Policia Civil de Cascavel desmonta esquema de fraude em produtos alimentícios

Informações anônimas foram encaminhadas à Policia Civil, relatando a existência de um depósito clandestino de distribuição alimentos, localizado no bairro Parque São Paulo em Cascavel.

Equipe do Setor de Estelionato da 15ª SDP, realizou diligências nesta data, e confirmou que no endereço indicado na denúncia, Rua Manoel da Nóbrega, esquina com Gal. Osório, de fato funcionava um deposito de distribuição de alimentos clandestino.

Os policiais fizeram monitoramento no local, e constataram a chegada de um veículo Fiat Fiorino, cor branca, com dois indivíduos que passaram a descarregar mercadorias diversas.

A equipe procedeu à abordagem, tendo o responsável pelo depósito um homem de 62 anos e seu ajudante, que armazenavam as mercadorias em uma câmara fria dentro do barracão.

Durante trabalho de averiguação no interior do barracão, o proprietário alegou que não sabia a procedência da maioria dos produtos ali estocados, tendo apresentando algumas notas fiscais que chamara a atenção dos policiais, tendo levantado suspeitas à cerca identificação de Márcio, em razão de ter sido encontrado consigo duas cédulas de identidade, uma no nome informado por ele, Márcio I. H, e outra no nome verdadeiro, M I S, 62 anos.

Diante da situação, já havendo indícios de prática criminosa, a equipe foi orientada pelo Dr. Rodrigo Baptista Santos, delegado responsável pelo Setor, que de imediato determinou que a equipe acionasse a Vigilância Sanitária, para que acompanhassem, em conjunto, o trabalho de inspeção.

No local foram encontradas etiquetas de duas empresas de laticínios, e constatado que Márcio preparava e embalava seus produtos, os rotulando como sendo dessas empresas.

Mantido contato com o responsável de um dos laticínios, foi confirmado que a empresa não autoriza ninguém a embalar seus produtos, tampouco fornece suas etiquetas, ficando patente que as etiquetas em posse de Márcio não eram daquele laticínio, sendo fraudadas.

Quando à outras etiquetas da segunda empresa de laticínio, foram realizadas pesquisas nos registros oficiais, sendo constatado que  a mesma não está mais atuando no mercado, possivelmente  esteja fechada, novo indício de fraude.

Os fiscais da Vigilância Sanitária, junto com os policiais civis, realizaram a inspeção técnica, acompanhados do Delegado Chefe da 15SDP, Dr Nagib Nassif Palma, quando foi constatado a existência de mercadorias impróprias para o consumo humano, em razão das características do material, bem como prazo de validade vencido, sendo apreendidos 380 quilos de produtos entre tais embutidos, queijos, salames, bacon, que serão encaminhados para incineração.

Grande quantidade de mercadorias, de mesma natureza, permaneceu armazenada na câmara fria, para levantamento quantitativo, e exames apropriados de embalagem, prazo de validade, origem, entre outros, de acordo com a legislação vigente, em especial o Código de Defesa do Consumidor.

Foram apreendidos ainda documentos tais como notas fiscais, cheques, talonários de cheques, R$ 12.850,00 em dinheiro, além de outros documentos fiscais e bancários, bem como cartões bancários, cédula de identidade e talonários de cheques com suspeição de fraude documental no registro das mesmas.

Também foram apreendidos os veículos Fiat Fiorino, registrado no nome falso de Márcio, e  o Ford Fusion, registrado em nome de terceiros, para averiguação.

Márcio, que já tem passagens na polícia, sendo apurado as circunstâncias, foi preso e autuado, em flagrante delito pela prática dos crimes de vender mercadoria imprópria para consumo, estelionato e uso de documento falso. Seu ajudante prestou depoimento sendo liberado, visto não se comprovou seu envolvimento nas práticas criminosas.

As investigações seguem em curso para apuração de eventuais outros envolvidos nas práticas criminosas.         

Via: Redação/Assessoria 15ªSDP - Foto: Divulgação

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.