Pequenas empresas paranaenses participam do ID Fashion, em Curitiba

O ID Fashion, evento de moda que destaca novos nomes paranaenses e marcas já consolidadas, teve seu lançamento oficial para imprensa e convidados na noite desta terça-feira (28), na Fiep. Com correalização do Sebrae/PR, a quarta edição do ID Fashion acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro, em Curitiba.

De acordo com Cesar Rissete, gerente de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae/PR, o ID Fashion é uma oportunidade para as pequenas indústrias de vestuário se destacarem no cenário nacional e mostrarem que também são produtoras de moda. “Há mais de dez anos o Sebrae apoia o setor de vestuário, que é estratégico para o desenvolvimento econômico do Paraná. Ao longo do tempo, percebemos que seria importante que o Estado migrasse de fabricante de vestuário para gerador de moda no cenário nacional”, destaca.

Rissete lembra que foram criados vários projetos para agregar valor ao produto paranaense, como o de Potencialização da Indústria da Moda do Paraná. Por meio dele, pequenas indústrias recebem consultorias do Sebrae/PR em todos os estágios – do processo produtivo ao desenvolvimento da marca.

“Atualmente, existem 130 pequenas indústrias no Paraná atendidas com o Programa. A coroação disso será a distribuição do Selo Fashion Business no final do ano, criado para reconhecer as indústrias que mais se destacaram no programa e, dessa forma, melhoraram sua gestão e competitividade”, avalia.

O ID Fashion é uma parceria que a entidade mantém há quatro anos com a Fiep para promover o setor de moda paranaense. “O maior objetivo é que essas indústrias passem de produtoras de roupa para produtoras de moda, o que é bem diferente. O ID Fashion tem uma curadoria que escolhe em todo o Paraná quem vai participar do evento. E o contato das indústrias com esse grupo curador é uma oportunidade que dificilmente elas teriam de outra forma”, pondera Rissete.

Luciana Bechara, coordenadora do ID Fashion, conta que, além da curadoria para participar do evento, houve mais uma seleção para escolher cinco marcas, entre aquelas ligadas aos programas do Sebrae – para desfilarem no “Top Five”. Os nomes Brado, Carla Bergamask, Carlina Brugnera Ateliê, Milho Guerreiro e FZO levarão às passarelas minicoleções produzidas especialmente para o ID Fashion. 

“A maioria das indústrias de vestuário do Paraná é de micro e pequeno porte. E somente com o apoio de entidades como Sebrae e Fiep seria possível terem uma representatividade em um evento de moda como o ID Fashion”, analisa.

Além de ser uma vitrine, conta Luciana, o evento proporcionará um feedback às participantes. “Todas as marcas, além de desfilarem seus produtos, estarão expostas em minilojas, nos dois dias. Por meio de um aplicativo, os visitantes poderão opinar em diversos aspectos, de preço à qualidade. Sobre questões técnicas, especialistas também responderão a um questionário, cujas respostas serão fornecidas às marcas no final do evento. Este retorno é de grande importância para as pequenas empresas. Elas sairão sabendo o que o mercado está pensando delas”, finaliza.

Nesta edição, com o tema mundo híbrido, o ID Fashion propõe novos olhares sobre a sociedade e os hábitos de consumo contemporâneos e inova com a criação de espaços para experimentações. O objetivo é criar empatia com o público em geral e reforçar a personalidade das marcas.

Nos dois dias do evento, haverá programação especial com desfiles de marcas já conhecidas e de novos talentos, exposição interativa, comercialização de peças das marcas participantes e bate-papos sobre moda e mercado. Em comum, as marcas têm a identidade própria e potencial para firmarem-se ou reforçarem seu posicionamento no mercado de moda. Elas mostram ainda a força do setor têxtil e de confecções do Paraná, um dos mais importantes da indústria do estado, empregando cerca de 70 mil trabalhadores.

O ID Fashion é realizado pela Fiep, por meio do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil, em corealização com o Sebrae/PR. Mais informações podem ser encontradas no site www.idfashionpr.com.br.

Via: Redação/Assessoria Sebrae/PR - Foto: Divulgação

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.