Alunos do Cmei Leonardo Chevinski fazem 1ª colheita na horta do Brasília II

Os pequenos estudantes de três e quatro anos que frequentam o Cmei Leonardo Chevinski, no Brasília II, no Território Cidadão VII, zona norte da cidade, tiveram uma aula prática e diferente nesta manhã (28), quando foram convidados a colher as primeiras hortaliças da horta implantada pela comunidade durante o período de sensibilização do território, em junho. O terreno particular que antes servia de acumulador de lixo a céu aberto, hoje começou a fornecer verduras para o Cmei do bairro, encantando os pequenos com a atividade. Cada um levou para casa um pouco da produção e a unidade escolar recebeu couve, alface, e temperos verdes.

O prefeito Leonaldo Paranhos acompanhou a colheita e lembrou que o projeto agricultura urbana tem justamente este enfoque: educação, preservação ambiental e o cultivo de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, envolvendo a comunidade na atividade. "A ideia é aproveitar espaços públicos e particulares, como este, que estavam ociosos, transformando-os em local de plantio de alimentos como atividades para as pessoas, e também, fazer do espaço uma extensão com a escola, colocando as crianças em contato direto com a produção do alimento que consomem, incentivando este aprendizado e esta convivência, que é muito importante".

O local até junho deste ano era um problema para a comunidade e servia para descarte de lixo bem na esquina das ruas Copacabana com a Avenida das Américas. Com a parceria da Associação de Moradores e a Prefeitura, as máquinas começaram a trabalhar em junho no terreno de 500 metros quadrados.

Segundo o presidente da Associação de Moradores, Clemildo Moreira, a diferença hoje é grande. "Um espaço desses bem na entrada do bairro agora dá gosto de ver, com plantas o tempo todo nascendo e, agora, sendo colhidas". A iniciativa deu tão certo, que a comunidade já planeja um método de irrigação, aproveitando a água da nascente.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Secom

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.