Vida Nova: "Não podemos condenar quem usa drogas, mas oferecer esperança"

"Estou realizando um sonho da minha vida, dando um passo à frente deste grande desafio de oferecer esperança a estes jovens. Não podemos condenar essas pessoas por usarem drogas, mas sim, oferecer oportunidade de vida nova", ponderou o prefeito Leonaldo Paranhos no início da noite de hoje (29), quando assinou o decreto que institui em Cascavel o “Programa Municipal de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas e Recuperação de Dependentes Químicos - Vida Nova".

Paranhos contou que abraçou esta luta há 20 anos, quando ainda vereador, depois de ser sido sensibilizado pela dor de uma mãe que o procurou pedindo socorro por já não saber como lidar com o filho dependente. À época, passou por um longo processo de amadurecimento e entendimento da causa e viu, junto com este processo pessoal de compreensão do que é o vício o mal que ele causa na sociedade, crescer as dificuldades burocráticas para realizar qualquer tipo de ação diante desta temática que destrói milhares de famílias diariamente.

"Foram muitas frustrações, inclusive na Assembleia Legislativa, por não conseguir implantar um programa estadual; eu ficaria muito frustrado em deixar a Prefeitura sem implantar um programa para ajudar essas pessoas e, principalmente, que vá ao encontro das expectativas das famílias mais pobres, que não têm condições de custear tratamento. Este decreto nos ajuda a buscar um caminho. É um programa de saúde pública, de conscientização, por isso também se torna uma prioridade", continuou o prefeito.

Cartão Vida Nova
Depois de publicado o decreto, vários passos precisarão ser vencidos para viabilizar o programa; um deles é abrir chamamento público que credencie as comunidades terapêuticas que irão atender os beneficiários. "O cartão é simbólico, lembrou Paranhos, ao citar o "Cartão Vida Nova", o qual está previsto no programa e, por meio do qual, o dependente de substâncias psicoativas, especialmente o crack, terá todas as informações cadastradas após o atendimento e diagnóstico médico. Será definido um valor ainda que o Município subsidiará por vaga a ser paga por beneficiário a cada entidade que atender aos critérios do chamamento. O Cartão Vida Nova será de uso exclusivo nas instituições credenciadas, com a finalidade de monitorar o acompanhamento durante todo o período de acolhimento institucional do beneficiário, não podendo ser impresso o valor de custeio da internação.

Prevenção e repressão
Embora assegure tratamento, o programa tem foco também na prevenção, orientação e informação para proteger crianças, adolescentes e jovens das drogas e no combate e repressão ao tráfico. De acordo com a secretária de secretária de Políticas Sobre Drogas e Proteção à Comunidade, Rose Vascelai, "é uma luta grande, de muita esperança, que irá exigir o envolvimento de várias secretarias e entidades da administração direta e indireta do Município. É o desejo de todos nós que essas pessoas tenham condições de deixar as drogas e também de evitar que muitas não entrem neste mundo. Com certeza, teremos Vida Nova com este projeto".

Representantes de comunidades terapêuticas participaram do ato. Esmeralda, da Nova Aliança, disse "que é muito difícil este trabalho, além de burocrático, mas temos agora na administração este apoio permanente, pois há uma dificuldade grande de encontrar pessoas que abracem esta causa".

Donativos
Durante o ato realizado na Semppro, foram repassados alimentos e recursos arrecadados durante a Feijoada da Paz, organizada pelo empresário Gilberto Martignoni no último sábado (23). Foram contempladas com 300 quilos de donativos, cada uma delas, as Comunidades Terapêuticas Fraternidade O Caminho - Masculina; Fraternidade O Caminho - Feminina; Molivi Casa de Recuperação; Comunidade Terapêutica Santa Cruz e Nova Aliança Comunidade Terapêutica. Além dos alimentos, cada entidade recebeu o valor de R$ 2,5 mil, também fruto do evento beneficente.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão, fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: Cotidiano: https://goo.gl/WjuzHP - Esporte: https://goo.gl/cKu2dW

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.