Setor agropecuário no Paraná demitiu mais que contratou em junho, aponta Caged

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgado nesta sexta-feira (20), faz um raio-x do mercado de trabalho brasileiro em junho. No Paraná, foi o primeiro mês que o estado registrou mais demissões do que contratações formais em 2018.

Um dos setores que mais sofreu foi o agropecuário, que cortou 580 vagas formais dos paranaenses no último mês. Apesar do número ruim em junho, o semestre tem saldo positivo. Mais de 32 mil vagas foram criadas nos primeiros seis meses de 2018, número 38% maior que o registrado no mesmo período em 2017. A geração de empregos no Paraná ocupa o terceiro lugar no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

Em ano eleitoral, o tema emprego tem ganhado destaque entre os aspirantes ao Palácio do Planalto. O pré-candidato pelo MDB, Henrique Meirelles, citou como exemplo o agronegócio paranaense para defender a necessidade de investimentos no setor.

Na visão dele, a produção agrícola do estado já possui uma industrialização forte e consolidada. O objetivo agora, segundo Meirelles, é estimular a economia do país para abrir mais vagas e potencializar a produtividade do agronegócio.

“O que é necessário: primeiro, uma política macroeconômica do país como um todo e que a economia cresça e gere demanda, renda e emprego. Isso vai beneficiar um estado com economia tão forte e dinâmica como o estado do Paraná”.

Além do foco econômico, o pré-candidato do MDB disse ainda que ampliar o uso da tecnologia é fundamental para desenvolver o setor. Segundo ele, é preciso manter o crescimento na indústria para tornar o Paraná cada vez mais competitivo.

“Políticas especificas de desenvolvimento em indústrias em que o Paraná seja particularmente competitivo e tenha condições de expansão naquele tipo de indústria com a mão de obra disponível no estado”.

Meirelles estará em Curitiba nesta segunda-feira (23). O ex-ministro da Fazenda terá um encontro com líderes empresariais e políticos do estado, na Sede da Associação Comercial do Paraná, a partir das duas da tarde.

Via: Redação/Clara Sasse/Agência do Rádio - Foto: Divulgação

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão, fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: Cotidiano: https://goo.gl/WjuzHP - Esporte: https://goo.gl/cKu2dW

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.