Jups: Cascavel conquista primeiro lugar nos 200 metros rasos

As disputas de atletismo terminaram no início da tarde desse domingo (22) durante o 58º Jogos Universitários do Paraná, em Maringá. Provas de pista e de campo fizeram parte da programação do dia, revelando os últimos campeões da modalidade durante essa edição dos JUPS.

Nas provas de pista, a marcha atlética (10.000 e 5.000m), o revezamento 4X400m, os 110m com barreiras, além dos 200, 800, 1.500 e 5.000m rasos foram as modalidades disputadas pelos alunos-atletas, que demonstraram, correndo, o espírito de equipe, a dedicação e a superação: características indispensáveis para quem escolheu o atletismo como esporte.

Exemplo de dedicação e disciplina, a estudante de Educação Física, Magda Paula dos Santos Ribeiro, do Centro Universitário Assis Gurgaz (FAG) ficou em primeiro lugar nos 200 metros rasos. A aluna, que já havia conquistado o ouro nas provas de 100 e 400m rasos, realizadas no primeiro dia de competições, afirmou estar satisfeita com o resultado: “A sensação é maravilhosa porque é necessária muita disciplina para eu conseguir treinar”, disse a jovem, que precisa conciliar os treinos com a faculdade, o trabalho e ainda os serviços de casa.

Depois de quatro horas de viagem, Magda chegou ao JUPS na madrugada de sábado e não teve nem tempo para descansar: foi direto para a pista treinar. A dedicação de agora não é diferente de quando ela descobriu o esporte, aos 12 anos. Naquela época, incentivada pela professora, ela começou a disputar em provas juvenis e não largou mais o atletismo, mesmo sempre precisando contornar as dificuldades para estar nos treinos.

O esforço foi recompensado ao longo dos anos: atualmente ela guarda em casa 150 medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas em diferentes campeonatos. O maior desejo da atleta é ir ao brasileiro e fazer bonito por lá: “No ano passado, fui classificada para o brasileiro, mas fiquei em sétimo lugar. Se eu conseguir ir neste ano, vou treinar ainda mais, principalmente no intervalo do trabalho e nos finais de semana, para ficar entre os primeiros lugares.”, disse.

O estudante de Educação Física, Rodrigo Lopes, do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), da sede de Campo Mourão, também se destacou nos dois dias de disputas. Foi medalhista de ouro nas três provas concorridas: “Eu estou muito feliz, quero muito ter a oportunidade de ir ao brasileiro e conquistar alguma medalha por lá”. O aluno-atleta contou que começou a correr incentivado pelos amigos e pela professora há 10 anos: “Eu ainda cursava o ensino médio e nem pensava que faria uma faculdade. E não parei mais, agora minha expectativa é ir para o brasileiro”, disse.

Para o coordenador da modalidade, professor Lindomar Teles de Oliveira, as competições são importantes principalmente porque promovem uma integração entre jovens experientes e aqueles que ainda estão em início de trajetória esportiva: “O mais interessante disso tudo é essa troca de experiências, benéfica para todos”, afirmou.

Via: Redação/Assessoria JUPs - Foto: Ana Reimann/SEET-PR

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.