Dos primeiros dias do cordeiro ao mercado de carnes

O Show Pecuário 2018, que acontece dos dias 24 a 27 de julho no Parque de Exposições Celso Garcia Cid, proporcionará aos ovinocultores da região palestras que tratarão desde os primeiros dias de vida dos cordeiros até as oportunidades no mercado de carnes. Em parceria com a Ovinopar (Associação Paranaense de Criadores de Ovinos) e a Arco (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos), o Show apresentará opções para alavancar a produção do setor.

O médico veterinário, professor da Unopar e doutor em clínica veterinária Luiz Fernando Cunha Filho dará uma palestra sobre sobrevivência e vitalidade de cordeiros no dia 25, às 10h40. De acordo com ele, os primeiros 30 dias são os de mais atenção, desde as primeiras horas com ingestão de colostro a cuidados para evitar diarreias e pneumonias. Outras correções de erros na criação também serão ensinados, como o medo que os ovinocultores têm de fazer vermifugação em ovelhas no fim da gestação, o que interfere no desenvolvimento do filhote.

Entre mais alguns tópicos abordados estarão o método Apgar, utilizado em seres humanos mas adaptado para medicina veterinária e para a ovinocultura. “Queremos ensinar isso aos produtores. Assim, eles conseguem agir quando observam a necessidade de terapias intensivas em alguns animais”, observou. Ele também será um dos avaliadores no julgamentos de ovinos que acontece na feira.

A outra palestra será proferida pela médica veterinária e mestranda em Saúde e Produção de Ruminantes, Bruna Fonseca. Ela traçará um panorama do mercado e das oportunidades da ovinocultura no dia 26 de julho, às 15h30.

Segundo ela, a ideia é posicionar os criadores em relação ao mercado de carnes ovinas, as oportunidades e os cuidados que todos devem ter. Venda de matrizes, mercado de leite entre outras novas opções também serão comentadas. “Sabemos que temos dificuldade, mas o mercado é crescente. Entre as ações que devem ser feitas, por exemplo, estão o diferimento da carne de cordeiro e ovelha de descarte e criação de novos cortes como frangos e suínos, evitando esse modelo tradicional de compra de uma carcaça inteira ou meia carcaça”.

Além das palestras, julgamentos de dez raças (Texel; Texel naturalmente colorido; Ile de France; Ile de France naturalmente colorido; Hampshire Down; Sufolk; Santa Inês; Dorper; White Dorper e Pol Dorset), vendas e exposições de 200 animais estarão disponíveis no evento.

Show Pecuário 2018
O Show Pecuário, organizado pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná, foi criado com o objetivo de ser um grande disseminador de tecnologia, informação e de novos negócios aos criadores de animais da região Oeste do Paraná. Além da feira, dos expositores, da indústria, do comércio e da prestação de serviços, o Show Pecuário 2018 vai reunir animais entre bovinos de leite e corte, ovinos e equinos, que vão participar de leilões, julgamentos e do balcão permanente de negócios. Palestras, workshops e reuniões também serão realizadas ao longo dos quatro dias da feira. Acesse o site e confira a programação: www.showpecuario.com.br/programacao.php.

Via: Redação/Assessoria Show Pecuário - Foto: Divulgação 

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.