3º LirAa do ano aponta média de 0,8% de infestação em Cascavel

A Vigilância em Saúde Ambiental, por meio do Setor de Controle de Endemias, divulgou hoje (6) o resultado do 3º ciclo do LirAa deste ano. O Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti foi realizado esta semana - terça (3), quarta (4) e quinta-feira (5) - e apontou 0,8% de infestação, considerado índice de baixo risco para epidemia, de acordo com o Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde. O preconizado é que o índice fique abaixo de 1%.

Neste LirAa foram inspecionados 4.332 imóveis, divididos em dez áreas. A maior prevalência de criadouros continua sendo no lixo e nos resíduos sólidos, seguido pelos depósitos fixos. Isso chama atenção pois são criadouros dentro das residências. Pneus e materiais rodantes aparecem em terceiro lugar, seguido dos depósitos móveis.

No comparativo com o ano passado, este ano houve elevação durante este período de outono-inverno. Realizado de 17 a 20 de julho, o 3º LirAa de 2017 apresentou 0% de infestação. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi, a Secretaria de Saúde mantém as ações de orientação, de informação e de inspeção de combate ao Aedes aegypti com o objetivo de diminuir os índices de infestação e de reduzir a possibilidade da difusão de doenças transmitidas por este vetor em Cascavel.

Estrato 3 terá ações a partir da próxima semana
A Vigilância em Saúde Ambiental/Setor de Controle de Endemias realizará ação de orientação e eliminação de criadouros na região do Estrato 3, que abrange o Colmeia, Periolo, Cataratas, Coopavel, Brasília, São Cristóvão, Gramado, Primavera, Porto Belo, Aras Mantovani e Morumbi, onde o índice ficou em 2,60%. As ações terão início pelo Bairro Periolo na quarta-feira (11), com efetivo de 50 agentes comunitários de saúde para realização das inspeções domiciliares.

"Pedimos maior atenção dos moradores desta região, a fim de que verifiquem os imóveis e também recebam os agentes para as orientações", solicitou Beatriz.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação/Secom

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão, fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: Cotidiano: https://goo.gl/WjuzHP - Esporte: https://goo.gl/cKu2dW

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.